Consent Preferences

Bancos centrais vão oferecer liquidez ao setor financeiro

Março 21, 2023

Tópicos do Artigo

Os principais bancos centrais anunciaram que vão oferecer liquidez ao setor financeiro durante 7 dias. O BCE, o Banco do Canadá, o Banco do Japão, o FeD e o Banco Nacional da Suiça vão disponibilizar liquidez através de uma ação conjunta com recurso a acordos de linha de swap cambial em dólares.

Embora já oferecessem essas operações, os bancos centrais decidiram aumentar a frequência das mesmas com maturidade de sete dias para frequência diária, de forma a aperfeiçoar a eficácia destas linhas de swap.

As operações de refinanciamento em dólares com cariz diário e com limite de sete dias iniciaram recentemente e irão continuar até o término do mês de abril.

A rápida intervenção das autoridades suíças foi elogiada pelo Banco Central Europeu (aquisição do Credit Suisse pelo UBS). Esta ação foi decisiva para restaurar a ordem nas condições de mercado mundial e garantir a estabilidade financeira, considera Christine Lagarde.

O banco UBS irá pagar em ações aproximadamente 3.000 milhões de francos suíços (aproximadamente 3,02 mil milhões de euros), para manter o Credit Suisse, que se tornará subsidiária do UBS.

A fusão entre estas duas organizações, consideradas demasiadamente grandes para falir foi concluída antes da abertura dos mercados da Ásia. O Credit Suisse enfrentou dois anos de operação difícil e alguns casos mediáticos e os esforços da sua gestão para a reestruturação de 3 anos não foram suficientes.

O UBS terá uma garantira de 9.000 milhões de francos do governo suíço que serve como seguro caso sejam detetados problemas em carteiras específicas do Credit Suisse.

siga a reward consulting em google newssiga a reward consulting em google news

Alguma questão? Fale connosco

A nossa equipa de contabilistas e RH pode esclarecer as suas dúvidas e/ou questões, contacte os nossos serviços no formulário abaixo.

Notícias Relacionadas