Consent Preferences

Contabilidade, Consultoria de Gestão, Candidaturas SIFIDE, PRR, PT2030, IFR - Paço de Arcos, Oeiras, Lisboa

BdP admite importância de criptoativos na estabilidade financeira

O Banco de Portugal admite a importância dos criptoativos na estabilidade financeira no seu Relatório de Estabilidade Financeira de junho de 2022. Este relatório menciona os efeitos simultâneos de dois choques na economia europeia.

O primeiro choque consiste na guerra entre Rússia e Ucrânia, que veio ampliar o impacto económico da pandemia COVID-19 e prejudicar os mercados de energia e matérias-primas.

O segundo choque é o risco ascendente nas projeções de inflação, devido à possibilidade de o conflito poder tornar-se mais longo e a constrangimentos adicionais na oferta de energia.

No Relatório de Estabilidade, o Banco de Portugal reporta-se aos investimentos em criptoativos e criptomoedas, pelo que menciona que estes têm demonstrado elevada volatilidade e a interligação com o sistema financeiro tradicional internacional aumentou.

Adicionalmente, refere ainda a desvalorização generalizada que se tem observado nestes mercados.

Não obstante, explica que apesar da ainda reduzida dimensão relativa, os mercados de criptoativos têm uma importância cada vez maior para a estabilidade financeira pelas crescentes ligações a outros ativos e intermediários financeiros tradicionais.

O organismo indica ainda que os investidores de criptoativos já não são apenas individuais, pelo que existem mais gestores de ativos financeiros a ponderar investir em criptoativos, devido à demanda dos clientes.

Até ao momento, as perturbações sentidas em algumas stablecoins foram identificadas como contidas e não implicaram fire-sales de ativos financeiros “tradicionais” nem contagiaram os mercados financeiros tradicionais.

No entanto, foram sinalizados riscos para a estabilidade financeira, mesmo relativamente a stablecoins, devido à falta de transparência sobre os ativos que as colateralizam.

siga a reward consulting em google newssiga a reward consulting em google news

Alguma questão? Fale connosco

A nossa equipa de contabilistas e RH pode esclarecer as suas dúvidas e/ou questões, contacte os nossos serviços no formulário abaixo.

Notícias Relacionadas