Consent Preferences

BdP divulga dados sobre empréstimos e depósitos bancários das empresas

Setembro 27, 2022

O BdP – Banco de Portugal, vai divulgar dados sobre empréstimos e depósitos bancários das empresas referentes a agosto de 2022.

 

Durante agosto, as estatísticas de empréstimos e depósitos bancários de empresas e particulares atualizadas para julho de 2022 indicam que os empréstimos às empresas tiveram o crescimento menos acentuado desde março de 2020.

 

Assim, o total de valor concedido pelos bancos às empresas era de 76,8 mil milhões de euros em julho de 2022. Apesar desse valor significar um acréscimo de 1,6% relativamente a julho do ano transato, é o valor mais baixo desde março 2020.

 

A desaceleração foi transversal a todas as classes de dimensão e mais expressiva nas pequenas e grandes empresas. Quanto às grandes empresas a taxa de variação anual foi de 0,2%, que compara com 3,6% no mês anterior.

 

O BdP indica que estes dados são medidos pela taxa de variação anual, ou seja, são calculados com base no montante das transações (concessão e amortização/reembolso de empréstimos e depósitos das empresas), pelo que outros efeitos são desconsiderados.

 

Quanto aos depósitos, no fim de julho 2022 as empresas haviam depositado nos bancos 63,3 mil milhões de anos, um aumento de 11% relativamente a julho do ano anterior.

siga a reward consulting em google newssiga a reward consulting em google news

Notícias Relacionadas