Foi lançado o novo aviso de abertura de concurso no âmbito da Internacionalização via E-commerce, Componente 16 do PRR. Nomeadamente o Aviso N.º 19/C16-i02/2024 que tem candidaturas a decorrer até dia 4 de novembro 2024.
O aviso destina-se a apoiar financeiramente projetos individuais de PME com base em e-commerce e com estratégias de internacionalização digital que contemplem implementação de tecnologias e/ou processos digitais que adaptem os modelos de negócio à realidade internacional e e-commerce.
O aviso N.º 19/C16-i02/2024 divide-se em 2 vertentes principais:
- Capacitação e consultoria para PME sem experiência exportadora (explorar mercados internacionais através de canais digitais);
- Apoio individual para empresas com experiência internacional consolidada (diversificar os mercados internacionais já explorados).
O novo aviso Internacionalização via E-commerce do PRR abrange todo o território de Portugal (inclui R.A. Madeira e Açores) e abrange todos os setores de atividade elegíveis sob o regime definido pelo Decreto-Lei n.º 372/2007.
A dotação total do aviso PRR supramencionado é de 5 milhões de euros, passível de ajustamento e/ou reforço conforme as candidaturas aprovadas. O apoio tem a forma de incentivo não reembolsável no valor de 50% das despesas elegíveis, com mínimo de 10 mil euros e até ao máximo de 25 mil euros.
Os interessados nesta medida do PRR devem submeter a sua candidatura entre dia 14 de outubro e 4 de novembro 2024.
Beneficiários Internacionalização via E-commerce
Podem candidatar-se ao aviso N.º 19/C16-i02/2024 – Internacionalização via E-commerce PRR as Pequenas e Médias Empresas (PME) de qualquer natureza ou forma jurídica que tenham obtido o estatuto PME através do IAPMEI.
As empresas que tiveram projetos apoiados em avisos anteriores da Medida “Internacionalização via E-commerce” não podem candidatar-se, exceto se tiverem desistido formalmente dos projetos anteriores antes da submissão de nova candidatura.
Despesas elegíveis
As despesas elegíveis do aviso focam-se na implementação de soluções de e-commerce e digitalização das PME e estratégias para promover a sua expansão internacional. Algumas das despesas elegíveis são:
- Aquisição de equipamentos e software
- Equipamentos: hardware, tal como servidores; computadores; dispositivos móveis; outros equipamentos diretamente ligados à operação da loja online;
- Software: Soluções de gestão de e-commerce e apoio à venda, tais como plataformas de gestão de conteúdos (CMS); Software de Campaign management; Customer Relationship Management software (CRM) e ferramentas de e-commerce.
- Contratação de serviços especializados para implementação de projetos
- Consultoria estratégica e digital – Desenho e implementação de estratégias digitais em canais online; User-Centered Design (UX) para melhorar a experiência do utilizador para aumentar a conversão
- Otimização de plataformas – Implementação e otimização de plataformas WCM, CRM, e-commerce e outras;
- Criação e gestão de lojas online – Criação ou melhoramento de loja online própria; participação e gestão de presença da empresa em marketplaces globais (Amazon, eBay, Alibaba, outros).
- Search engine optimization (SEO) e search engine advertisement (SEA) – Melhorias no ranking e visibilidade da empresa em motores de pesquisa (Google, Bing, outros); campanhas pagas em motores de pesquisas para promover os produtos/serviços da empresa e aumentar o tráfego para o seu site.
- Social Media Marketing (SMM) – Gestão e otimização de redes sociais com implementação de estratégias para aumentar a presença e interação com clientes (Facebook, Linkedin, Instagram, Tiktok, outros).
- Content marketing – Criação de conteúdo digital para atrair o público-alvo da empresa e encaminhar tráfego para a loja online (artigos de blog, vídeos, animação, imagens, infográficos, outros).
- Mobile marketing – Adaptação de estratégias e plataformas para dispositivos móveis (smartphones e/ou tablets).
- Custos com contratação de pessoal especializado para implementação do projeto (qualificação mínima nível VI QNQ)
- Salário base mensal (inclui encargos sociais, subsídio de férias e natal)
- Outras despesas complementares relevantes para o desenvolvimento do projeto
Despesas não elegíveis Internacionalização via E-commerce
Quanto às despesas não elegíveis, as mesmas são:
- Despesas operacionais: taxas, impostos e encargos financeiros (comissões sobre vendas, portes, taxas bancárias ou qualquer tipo de imposto);
- Comissões e fees (custos com transações e operações de apoio à venda;
- Custos de certificação de despesas (inclui certificação por ROC ou CC);
- Custos incorridos com a criação do próprio plano de e-commerce internacional