Design thinking de modelo de negócios | Gestão em 5 Minutos (G5M)

Design thinking de modelo de negócios | Gestão em 5 Minutos (G5M)

Tópicos do Artigo

Este G5M trata do Design Thinking de modelo de negócios, dos princípios do Design thinking e explica todas as etapas do processo.

Definição e princípios

Segundo Tim Brown, o Design thinking de modelo de negócios é “uma disciplina que usa a sensibilidade e métodos do designer para alinhar as necessidades das pessoas com o que é tecnologicamente viável e o que uma estratégia de negócios viável pode transformar em valor para o cliente e em oportunidades de mercado”.

O Design Thinking é uma abordagem de desenvolvimento de produtos e/ou serviços focada no ser humano que permite identificar novas oportunidades, resolver problemas e criar valor de forma sustentável.

O design thinking obedece a 3 princípios que guiam todo o processo:

Empatia: A empatia é o ponto de partida do Design Thinking e envolve compreender de forma profunda as necessidades, desejos e desafios dos clientes ou público. Com a empatia é possível:

  • Identificar oportunidades de mercado não exploradas;
  • Transformar inputs do cliente/público em propostas de valor acrescido;
  • Desenvolver profundo entendimento das necessidades, problemas e requisitos do público;

Experimentação: O principio da experimentação impulsiona a testagem de várias ideias, conceitos ou soluções para resolver os problemas identificados com a empatia. A experimentação pode envolver a criação de várias ideias (brainstorming); testar múltiplas abordagens para a resolução de problemas e a aprendizagem com erros; aprendizagem com base na experiência e feedback.

Prototipagem: O princípio da prototipagem consiste na criação de modelos da solução com a finalidade de testagem e envolve:

  • Construir representações da ideia (formato físico ou digital);
  • Testar os protótipos concebidos com o público-alvo de forma a obter feedback;
  • Refinar e melhorar o design com base nas experiências e feedbacks;
  • Usar a prototipagem como ferramenta de pensamento e comunicação.

5 fases do Design Thinking

O Design thinking de modelo de negócios é composto por 5 fases principais, elas são:

  1. Pesquisa (empatia)
  2. Esclarecimento (definição)
  3. Idealização
  4. Prototipagem
  5. Testagem e feedback

Pesquisa (empatia): Esta fase foca-se na compreensão do contexto e necessidades do projeto. Envolve 3 elementos principais (análise do contexto atual da ideia/projeto, pesquisa para entender as necessidades e expectativas do público-alvo e análise SWOT).

Esclarecimento (definição): Nesta etapa a equipa sintetiza as informações recolhidas na fase de pesquisa para identificar problemas e oportunidades que possam ser exploradas, tal como também definir os desafios a resolver.

Idealização: A idealização foca-se na criação e desenvolvimento de ideias através do brainstorming. O brainstorming é complementado pelo uso de ferramentas para estruturar o pensamento (mapas mentais e Canvas) e as melhores deias são selecionadas para posterior desenvolvimento.

Prototipagem: A prototipagem é a criação de representações das ideias selecionadas na fase de idealização com recurso ao Canvas de 9 blocos que permite estruturar e visualizar os elementos chave de um modelo de negócios numa só página. Na prototipagem é possível:

  • Entender como diferentes elementos do negócio se ligam entre si;
  • Identificar lacunas ou inconsistências no modelo;
  • Evoluir rapidamente, com ajustes conforme necessário.

Testagem e feedback: A última fase do processo de design thinking de modelo de negócios. A fase de teste é valida e refina o modelo de negócios. Ela envolve:

  • Apresentação de protótipos: Preparação de apresentação do modelo de negócios, apresentação para diferentes stakeholders e uso de técnicas de storytelling para tornar o modelo mais envolvente.
  • Recolha de feedback: Realização de entrevistas com os stakeholders, uso de questionários para recolher dados quantitativos e qualitativos, organização de grupos para discussões profundas e análise das reações/comportamentos dos participantes na apresentação.
  • Análise do feedback: Compilação e organização dos dados recolhidos, identificação de padrões, priorização dos problemas e oportunidades de melhoria.
  • Ajustes e iterações: Revisão do Business Model Canvas com base no feedback recebido, brainstorming para encontrar soluções para os problemas, implementação de melhorias incrementais no modelo de negócios e criação de novas versões do protótipo, incorporando as mudanças.
  • Ciclo iterativo: Repetição do teste com o modelo refinado, continuação das iterações até que o modelo atinja um nível satisfatório de validação. Métricas de sucesso: Definição de KPIs para avaliar o sucesso do modelo, Monitorização dos KPIs durante os testes e repetições.

Benefícios do design thinking de modelo de negócios (para a empresa)

O Design thinking de modelo de negócios oferece benefícios para as empresas. Coloca o cliente no centro do processo de desenvolvimento, para que produtos e serviços estejam alinhados com a procura, catalisa a inovação e permite a rápida prototipagem de conceitos. Também reduz riscos ao validar ideias em fases iniciais. Promove uma cultura de colaboração interdisciplinar e melhora a comunicação interna.

Aumenta a adaptabilidade da empresa ao mercado e aumenta a agilidade em responder às mudanças do ambiente de negócios. O envolvimento dos colaboradores é aumentado, pois o processo incentiva a sua participação ativa no processo de inovação e eleva a motivação geral das equipas.

A experiência do cliente é aprimorada ao focar-se na sua jornada completa e não só no produto final. Tal proporciona diferenciação competitiva e permite a criação de modelos de negócio únicos. Por fim, promove a sustentabilidade do negócio com visão holística que abrange todos os aspectos do modelo para estratégias mais resilientes a longo prazo.

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