Hoje é o Dia Mundial da Produtividade. A produtividade pode ser descrita como a eficiência na produção de algo, do rendimento, ou da relação entre uma determinada quantidade produzida e dos fatores necessários para a obter.
Aplicada às empresas, a produtividade não se foca somente em produzir mais, mas também em executar tarefas com eficiência, agilidade e qualidade, com as ferramentas certas de gestão.
No entanto o conceito de produtividade não deve ser confundido com eficiência. O primeiro está ligado à entrega de resultados de uma pessoa ou empresa durante um período específico, Já a eficiência é a forma como esse resultado é alcançado.
5 Dicas para aumentar a produtividade
- Focar numa tarefa – Embora o conceito de multitasking seja incentivado, certas tarefas não permitem que tal seja possível. Para tal deve focar-se numa tarefa específica para a concluir de forma eficaz em um curto espaço de tempo em vez de dispersar a sua atenção em várias tarefas, aumentando o tempo de execução de cada uma delas.
- Definir tempos de execução de tarefas – Várias tarefas podem consumir grandes quantidades de tempo caso não exista uma correta definição do tempo a dedicar a cada uma delas. Ao estabelecer um período temporal para realizar cada tarefa, o profissional irá focar-se na sua execução e conseguir uma rentabilidade maior do seu tempo.
- Começar mais cedo – Um planeamento cuidado do seu dia de trabalho permite que o mesmo seja mais produtivo. Comece o seu dia mais cedo e planeie todas as suas tarefas.
- Evitar distrações – Todas as distrações irão consumir tempo necessário para a realização das suas tarefas. Evite ao máximo distrair-se, no entanto, não se esqueça de fazer pausas para que após relaxar o seu nível de concentração esteja no máximo.
- Não procrastinar – Todas as tarefas têm que ser realizadas, até as que evitamos realizar. Ao ganhar o hábito de resolver as coisas o quanto antes irá aumentar a sua produtividade.
5 ferramentas para aumentar a produtividade
- Evernote – O Evernote é uma ferramenta poderosa que pode ajudar executivos, empreendedores e pessoas criativas a capturar e organizar as suas ideias.
- Microsoft Teams – Software de colaboração em equipa que ajuda a trabalhar com mais rapidez e eficiência. Suporta conversas de grupo, partilha de ficheiros, reuniões online e é integrado com o pacote Microsoft Office.
- Asana – SaaS (Software as a Service) que organiza todo o trabalho para que as equipas saibam o que deve ser feito, qual a importância das atividades e a melhor maneira de serem realizadas.
- Calendly – O seu hub para agendar reuniões de forma profissional e eficiente, eliminando o incómodo de trocas extensas de e-mails para que possa voltar ao trabalho.
- Salesforce – O mais poderoso CRM SaaS (Software as a Service). Munido de um forte sistema de IA e completamente personalizável, o Salesforce permite gerir toda uma empresa e implementar múltiplas ferramentas que permitem aumentar a produtividade de todas as equipas.