A necessidade de automação nas empresas aumentou em 90%, pelo que atualmente inclui mais departamentos para que exista uma aceleração de eficiência e de produtividade. Estas são as conclusões de um estudo Mulesoft.
O mesmo estudo indica que, na existência de arquiteturas de tecnologia que atrasem o progresso, 80% das empresas que responderam ao inquérito estão preocupadas com o apoio à automação poder implicar o aumento da dívida técnica.
Quanto à automação das empresas, os líderes de TI consideram prioritário o uso de tecnologias que impulsionem a eficiência através da automação para gerar valor imediato. Isto num cenário volátil em todos os mercados e com budgets limitados.
A procura de processos de automação aumentou principalmente nos departamentos de I&D, Administração, Apoio ao Cliente e no Marketing. A tecnologia atual nas empresas impacta a velocidade com que as equipas de IT conseguem responder à demanda por automação.
A quase totalidade das empresas abrangidas pelo relatório da Mulesoft indica que a mudança e/ou reconstrução de modelos de automação constituem um desafio.
Conclui-se que as empresas, independentemente do setor de operação, querem automatizar processos e experiências de cliente o quanto antes. No entanto, se tentam acelerar recorrendo a ferramentas e técnicas erradas não irão concretizar uma real inovação.
É vital que se tornem mais adaptáveis à mudança tecnológica, permitindo a construção da automação e a conexão de dados e aplicações de uma forma holística. Sem uma abordagem composta, as empresas ficam em risco de aumentar a sua dívida técnica, ao invés de a reduzir.