Este G5M indica 7 recomendações práticas para melhorar a gestão da empresa relacionados com 3 temáticas distintas:
- Estratégia e planeamento
- Gestão de recursos e operação
- Pessoas e comunicação
Estratégia e planeamento
Estar atento ao mercado e clientes
Nenhuma estratégia será bem-sucedida se não estiver alinhada com o mercado e não entender as necessidades do público.
É necessário conhecer profundamente os clientes e a concorrência. Pode realizar análises de comportamento do consumidor, monitorizar tendências macroeconómicas e avaliar movimentos da concorrência. No entanto, estas variáveis podem mudar rapidamente.
Use ferramentas como análise de clusters, Net Promoter Score e dashboards personalizados para monitorizar KPIs em tempo real.
Planear a longo prazo de forma flexível
O planeamento de longo prazo é essencial e deve ser flexível. O mercado muda constantemente e o sucesso empresarial depende da capacidade de prever cenários e adaptar a estratégia do negócio sempre que necessário.
Para adaptar a estratégia deve planear com clareza e deixar margem para ajustes rápidos caso surjam oportunidades ou desafios inesperados no futuro. Para tal pode definir objetivos e acompanhar o seu progresso regularmente.
Organize reuniões trimestrais para avaliar se os objetivos traçados estão alinhados com a realidade de mercado. O planeamento a longo prazo deve ser combinado com ações rápidas de curto prazo.
Gestão de recursos e operação
Otimizar o tempo de trabalho
Trabalhar melhor não é sinónimo de trabalhar mais (“work smarter, not harder”). Existem formas de otimizar o seu tempo de trabalho e a eficiência do trabalho realizado para gerar mais resultados com menos esforço.
Para otimizar o tempo de trabalho é preciso analisar os processo internos e detetar oportunidades de melhoria, também com recurso à tecnologia (automação, IA, big data, outros).
Investir na transformação digital do negócio
Os processos da organização devem ser alvo de transformação digital. A transformação digital dos processos pode consistir na introdução de ferramentas digitais para simplificar a gestão do negócio (acesso permanente à documentação na cloud, entre outros exemplos).
Pode investir em soluções “cloud” e com acessibilidade em dispositivos móveis, para monitorizar as operações em tempo real a qualquer momento e melhorar a tomada de decisão.
Os sistemas ERP (Enterprise Resource Planning) integram a gestão de diferentes áreas da empresa, como finanças, stock e vendas (entre outras).
Pessoas e comunicação
Envolver a equipa nos objetivos do negócio
Um dos maiores fatores de sucesso de qualquer negócio é o envolvimento e motivação dos seus colaboradores. A produtividade dos colaboradores é proporcional aos seus níveis de satisfação.
Apostar na formação dos colaboradores, dinâmicas de equipa e vídeos são ações que podem aumentar o seu envolvimento, mas deve participar ativamente para interagir com as equipas.
Por último, pode aumentar o seu envolvimento ao colocar as equipas a par dos planos para o negócio.
Boa comunicação com colaboradores e clientes
A comunicação eficaz é importante para evitar mal-entendidos e otimizar processos internos e externos. Deve identificar falhas no diálogo entre os colaboradores ou equipas (vendas, contabilidade, marketing, outras) que possam comprometer a eficácia dos processos e resultar em prejuízo para a empresa (tempo ou faturação).
Equacione a implementação de ferramentas de comunicação interna e formar as equipas para as usar da melhor maneira. Também pode adotar uma abordagem omnicanal para integrar a comunicação interna com o atendimento ao cliente.
Manter uma boa relação com o contabilista
O contabilista é um parceiro estratégico que não se resume a recordar os impostos a pagar e respetivas datas de pagamento. Este profissional pode alavancar o sucesso do negócio.
O contabilista está encarregue pela gestão financeira do negócio e pode identificar oportunidades de otimização fiscal e otimizar o planeamento financeiro. Deve dedicar tempo para acompanhar o contabilista e alinhar as metas do negócio com as melhores soluções financeiras possíveis.
Pode também pedir relatórios contabilísticos periódicos e organizar reuniões trimestrais para rever resultados e estratégia.