Consent Preferences

Contabilidade, Consultoria de Gestão, Candidaturas SIFIDE, PRR, PT2030, IFR - Paço de Arcos, Oeiras, Lisboa

Empresa 2.0 – Nova plataforma para criar empresa online em 10 minutos

A Empresa 2.0 é uma nova plataforma onde se pode criar empresa online em 10 minutos apenas e realizar o pagamento com MB way. Esta plataforma foi apresentada a 26 de maio 2023 pela Ministra da Justiça de Portugal, e pretende substituir o serviço Empresa Online.

Entre as novas funcionalidades enumeram-se as seguintes:

  • Possibilidade de criar sociedades anónimas (serviço suspenso desde 2017);
  • Multi-idioma (suporta os idiomas português e inglês);
  • Formulários pré-preenchidos;
  • Registo do Beneficiário Efetivo no momento da criação de empresa.

O serviço Empresa 2.0 permitirá assim reduzir o tempo necessário para criar uma nova sociedade para cerca de um terço do tempo atual, o investimento total na criação desta plataforma ronda os 100 mil euros.

A simplificação do processo reside no pré-preenchimento de informação, em que um sócio-gerente da empresa indica os restantes sócios que, ao confirmar a participação na empresa, devem só permitir o uso dos dados disponíveis na administração pública presentes em bases de dados disponíveis.

O objetivo do serviço digital é que todo o processo de ciclo de vida das empresas possa ser realizado online, desde a constituição da empresa à sua dissolução. Atualmente está a ser dinamizado o processo de constituição de empresa.

O Instituto dos Registos e do Notariado esteve responsável pelo desenvolvimento da Empresa 2.0 e pretende alargar a interoperabilidade à informação disponível na S.S, A.T, SIBS, AMA, CTT e outras entidades.

Foi também assegurada uma ligação à SIBS, de forma a que a plataforma permita pagamentos de emolumentos e outros valores associados ao processo via MB way, para além das outras modalidades de pagamento disponíveis.

Esta plataforma de abertura de empresa online é financiada pelo PRR, na componente destinada à Justiça Económica e Ambiente de Negócio.

siga a reward consulting em google newssiga a reward consulting em google news

Alguma questão? Fale connosco

A nossa equipa de consultores de sistemas de incentivos pode avaliar o potencial da sua empresa e/ou projeto.
Contacte-nos e receba um pré-diagnóstico gratuito.

Notícias Relacionadas