Consent Preferences

248 milhões de euros acumulados em julho com IVAucher

Setembro 9, 2021

O sucesso do programa IVAucher beneficiou do período de férias de verão que fez com que os portugueses consumissem mais durante o mês de julho e, consequentemente, acumularam mais descontos ao abrigo do IVAucher para gastar a partir de outubro.

Balanços recentes elaborados pelo Ministério das Finanças indicam que foi acumulado um total de 24,8 milhões de euros em julho, ao que acrescem os 22,7 milhões de euros em junho, um resultado que pode ser considerado positivo perante a previsão de 21,2 milhões de euros.

Em julho foram apresentadas 6,6 milhões de faturas com NIF, que correspondem a 202 milhões de euros gastos pelos contribuintes em restauração, cultura e alojamento (os três setores alvo do IVAucher).

Este desconto equivale a 12,3% do total gasto devido à variação das taxas de IVA nestes setores (6%, 13% e 23%), no entanto a restauração cujo IVA é principalmente 13% foi o setor onde se registaram mais gastos, num total de 129 milhões de euros durante o mês de julho, registo bem superior aos 68 milhões de euros do alojamento e dos 5 milhões de euros da cultura.

Os gastos realizados neste período refletem o acumular de poupanças dos portugueses no período anterior e o momento de levantamento de restrições impostas aos cidadãos perante o cenário pandémico de COVID-19. Os valores já superaram o registo de 2020 em que foram emitidas 5,8 milhões de faturas e registados cerca de 160 milhões de euros.

Como ter descontos IVAucher?

Para usufruir dos descontos previstos no programa IVAucher é necessário realizar a adesão no site IVAucher e associar o cartão de pagamento do banco (para que o banco possa realizar a devolução do desconto até dois dias úteis depois). É necessário também solicitar emissão de fatura com NIF do contribuinte de forma a que esta possa ser legalmente validada e são apenas consideradas faturas nos setores de restauração, alojamento e cultura.

O saldo acumulado por cada contribuinte na primeira fase do IVAucher será considerado final no último dia de setembro e pode ser consultado no Portal e-fatura ou através da sua app para smartphones (Android e IOS). Até hoje já se registaram mais de 260 mil adesões de consumidores.

Mais sobre IVAucher

 

siga a reward consulting em google newssiga a reward consulting em google news

Alguma questão? Fale connosco

A nossa equipa de consultores de sistemas de incentivos pode avaliar o potencial da sua empresa e/ou projeto.
Contacte-nos e receba um pré-diagnóstico gratuito.

Notícias Relacionadas