Empresas Gazela: O que são? Importância? Benefícios? Desafios? Quantas existem em Portugal?

Empresas Gazela: O que são? Importância? Benefícios? Desafios? Quantas existem em Portugal?

Tópicos do Artigo

Empresas Gazela é um conceito usado para representar empresas com um crescimento rápido de faturação ou número de colaboradores num curto período de tempo. Este tipo de empresas são consideradas um motor de desenvolvimento económico e/ou de inovação.

As empresas Gazela são um conceito importante, pois têm um impacto considerável na economia nacional e podem ser consideradas um indicador de dinâmica económica. Apesar de serem uma pequena fração do total de empresas, são essenciais para a dinâmica de emprego e geração de riqueza nas regiões onde se inserem.

História e definição

O termo “Empresas Gazela ” foi popularizado por David Birch durante os anos 80, Birch usou o termo para descrever pequenas empresas que crescem de forma rápida, em contraste com grandes empresas, ou “elefantes”, e as startups que falham e encerram, ou “ratos”.

Para ser considerada uma Empresa Gazela, a empresa deve cumprir requisitos definidos:

  • Crescimento anual superior a 20% durante 3 anos consecutivos (emprego ou volume de negócios),
  • Empregam no mínimo 10 colaboradores
  • Possuem faturação igual ou superior a 500 mil euros
  • Foco em inovação e adaptação ao mercado.

Empresas Gazela em Portugal

Um estudo Iberinform (Insight View) relata que Portugal em dezembro 2023 tinha 1203 empresas gazela, o que representa 40% das empresas de elevado crescimento económico.

Os clusters onde mais se concentra este tipo de empresas jovens e de rápido crescimento são os setores de construção e promoção imobiliária (com 25%), de hotelaria e restauração (com 17,5%) e indústria (14,9). Quanto à sua segmentação geográfica, Lisboa conta com 350 empresas Gazela (28%), seguida pelo Porto com 240 empresas gazela (20%), Braga (10%) e Faro (7%).

A região Centrou registou o maior número de empresas Gazela dos últimos 12 anos em 2023, com 135 empresas que empregaram 5.484 pessoas e geraram um volume de negócios de 722 milhões de euros e 360 milhões de euros em exportações.

Benefícios das empresas gazela

Este tipo de empresas é caracterizado por um crescimento acelerado, com aumento médio anual superior a 20% em volume de negócios ou número de empregados.

Assim sendo, as empresas gazela são responsáveis pela criação de emprego significativo. Em 2023 empregavam aproximadamente 45 mil trabalhadores, o que contribui ativamente para a redução de desemprego e para fortalecer o mercado de trabalho.

Por último, este tipo de empresas atua frequentemente em setores com cariz de inovação (tecnologia e serviços), e também têm acesso a Sistemas de Incentivos como o Portugal 2030 ou PRR, o que aumenta a sua competitividade e capacidade de investimento.

Desafios a enfrentar

Embora tenham um crescimento acelerado, várias empresas Gazela enfrentam riscos financeiros. A Iberinform informa que 23% apresenta risco elevado de incumprimento, 61% corre risco médio e 16% têm classificação de baixo risco.

O crescimento rápido registado também pode não ser sustentável, o que conduz a uma quebra de ritmo após os primeiros anos de atividade. Isto pode levar à estagnação ou falência em casos mais graves. Os recursos limitados também podem ser um desafio, pois podem limitar a sua capacidade de investimento em inovação e expansão.

siga a reward consulting em google newssiga a reward consulting em google news

Notícias Relacionadas