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Como garantir a boa gestão do fluxo de caixa da empresa

O fluxo de caixa é um fator importante a garantir para qualquer empresa. Trata-se da quantidade de dinheiro que flui para um determinado negócio (através da venda dos seus serviços e produtos, ou de investimentos) ou o dinheiro que sai de um negócio (através de custos como compras e outras despesas).

Embora existam vários motivos atuais que possam conduzir a falta de fluxo de caixa numa empresa (a inflação, a invasão da Ucrânia pela Rússia, COVID-19, o clima de incerteza dos mercados e outros), existem algumas formas de combater esse fenómeno. Tais como:

  • Simplificar a cobrança e faturação: Ao simplificar o processo de cobrança e faturação os clientes irão ter menos dificuldades no momento do pagamento e pode conduzir a prazos de pagamento mais reduzidos, o que irá reduzir eventuais problemas de fundo de caixa.
  • Criar previsão do fluxo monetário: A previsão de fluxo monetário consiste num plano onde se colocam as entradas e saídas mensais previstas. Esta ferramenta identifica possíveis problemas de fluxo de caixa e permite antecipar complicações, tal como identificar momentos oportunos para investimentos e calcular o impacto de mudanças nas receitas ou despesas da empresa.
  • Acumular reservas em caixa: Consiste no procedimento de constituir uma reserva em caixa para utilização em cenários de emergência numa conta separada com juros. Isto permite à organização garantir acesso a fundos para cobrir eventuais despesas e suprimir necessidades.
  • Negociar com fornecedores: Negociar novos termos dos contratos com fornecedores é um procedimento a considerar em situações de perda de fluxo de caixa e para garantir o mesmo. Embora o poder negocial possa variar em função de vários fatores (dimensão da empresa, volume de compras, antiguidade do cliente), alguns fornecedores podem aceder ao pedido e negociar condições mais vantajosas.
  • Diversificar a carteira de clientes: Esta medida pode ajudar a garantir que a empresa consiga aumentar a sua fonte de rendimento, ao não depender de clientes específicos para assegurar o seu fluxo de caixa em caso de problema (perder o cliente ou o cliente entrar em incumprimento de pagamento).
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