Gestão 4.0 | Gestão em 5 Minutos (G5M)

Gestão 4.0 | Gestão em 5 Minutos (G5M)

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Gestão 4.0

O episódio mais recente da rubrica G5M aborda o conceito de Gestão 4.0.

Definição de Gestão 4.0

A gestão 4.0 é um conceito de gestão empresarial adaptado às mudanças tecnológicas e de comportamento do consumidor. A gestão 4.0 envolve várias vertentes da tecnologia para obter melhores resultados (big data, machine learning e outros) e surgiu a partir do conceito de indústria 4.0.

Este novo conceito de gestão foca-se no cliente, em estratégia omnichannel, automação, análise de dados e equipas de alta performance. O modelo de gestão 4.0 visa o consumidor 4.0, um nativo digital caracterizado por:

  • Utilização constante da tecnologia;
  • Fácil acesso à informação;
  • Procura por uma excelente experiência de compra;
  • Procura de produtos e serviços personalizados;
  • Exigência e envolvimento no processo de compra;
  • Uso de vários canais de venda para realizar a compra;
  • Interação direta com as marcas.

5 pilares da Gestão 4.0

Os 5 pilares da gestão 4.0 são:

  • Foco no cliente;
  • Diversificação de canais;
  • Automação;
  • Análise de dados;
  • Equipas de alta performance.

Foco no cliente

Este pilar baseia-se na personalização da produção e entrega a partir das preferências do cliente, complementada por uma excelente experiência de compra. Todas as decisões da empresa devem ter por base a satisfação das expectativas do cliente, desde o planeamento financeiro até as campanhas de venda.

Como melhorar a experiência de compra

  • Personalização da oferta (uso de dados para recomendar produtos e ofertas personalizadas);
  • Atendimento híbrido (chatbots para questões simples e atendimento humano para assuntos complexos);
  • Estratégia omnichannel que integre todos os canais de venda para uma experiência fluída;
  • Feedback em tempo real e transparência na comunicação.

Diversificação de canais

A estratégia omnichannel é adaptada ao comportamento do consumidor 4.0, um consumidor digital, exigente e que espera flexibilidade nas interações com as marcas, que se move naturalmente entre canais de venda e comunicação. Para responder às suas expectativas, as empresas devem investir em soluções omnichannel integradas, que garantam uma experiência fluida na loja, online ou em redes sociais. Só assim é possível criar uma conexão relevante e duradoura com o consumidor 4.0.

Automação

O processo de automação de tarefas tem como objetivo delegar trabalhos manuais, improdutivos ou repetitivos para tecnologias ou sistemas que automatizem tais tarefas. Dessa forma as equipas podem aumentar a sua produtividade ao dedicar-se a funções mais estratégicas e inovadoras.

A produção e tratamento de grandes volumes de dados em tempo real também deve ser priorizada com recurso à tecnologia. Para tal pode implementar sistemas específicos de recolha e análise de dados ou big data.

Análise de dados

Os dados são um aspeto fundamental da gestão 4.0 que devem guiar decisões, planeamento e estratégia da organização. O uso estratégico dos dados permite personalizar as interações, reduzir custos e melhorar a eficiência operacional.

Os dados permitem identificar padrões de comportamento, segmentar clientes com precisão e prever tendências de consumo. Com a análise de dados, as empresas podem monitorizar a jornada do cliente em tempo real, identificar pontos de fricção e adaptar produtos e serviços de forma proativa.

Equipas de alta performance

A gestão 4.0 também é caracterizada pela descentralização do poder da liderança para permitir uma gestão partilhada. Neste modelo, o papel do líder é capacitar os colaboradores, para que estes atuem com autonomia em linha com os objetivos.

A tecnologia, por sua vez, é crítica para aumentar a eficiência. A tecnologia liberta os colaboradores para que estes se foquem em atividades estratégicas. Dessa forma, o capital humano é valorizado.

Características do gestor 4.0

A liderança é um fator-chave para o modelo de gestão 4.0 e o gestor deve:

  • Usar tecnologia para recolher e analisar dados sobre o desempenho da equipa, implementar melhorias e identificar pontos de apoio;
  • Aplicar práticas que considerem o bem-estar e a motivação dos colaboradores para favorecer um ambiente produtivo;
  • Facilitar a comunicação e a colaboração entre equipas para alinhar objetivos e maximizar resultados;
  • Manter um processo contínuo de atualização e aquisição de novas competências relevantes para o contexto digital;
  • Criar condições para que a equipa possa explorar novas ideias e soluções;
  • Delegar responsabilidade e conceder autonomia às equipas, incentivar a tomada de decisão na “linha de frente”;
  • Implementar processos estruturados para resolver conflitos de forma construtiva;
  • Partilhar conhecimentos e práticas, de forma a evitar a centralização de informação e promover a independência das equipas.
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