Consent Preferences

Contabilidade, Consultoria de Gestão, Candidaturas SIFIDE, PRR, PT2030, IFR - Paço de Arcos, Oeiras, Lisboa

Dicas de Contabilidade – Apoios Financeiros para Novas Empresas

As Dicas de Contabilidade desta semana abordam os Apoios Financeiros para Novas Empresas.

As empresas e negócios a operar em Portugal têm acesso a um conjunto de apoios financeiros aos quais podem recorrer. Muitas vezes falta aos empreendedores e empresários o capital necessário para iniciar ou alavancar o seu negócio (ou projeto), ponto tão importante quanto um plano de negócios bem elaborado.

Abaixo indicamos de forma resumida quais os apoios financeiros para novas empresas em Portugal

  • Microcrédito. Solução para financiamento sem rendimentos ou garantias, feito especialmente para desempregados e jovens empreendedores. O montante máximo de financiamento é 15.000€.
  • Apoios IEFP. O IEFP disponibiliza vários apoios para abertura de empresa ou para a promoção do próprio emprego. Programas como Empreende XXI, linhas de crédito (Microinvest e INVEST +), pagamento do valor a receber do subsidio de desemprego em 1 vez e apoio na elaboração e arranque do projeto empresarial são alguns dos exemplos.
  • Apoios públicos. Existem vários apoios do Estado (e UE) para a criação de novas empresas, como o Portugal 2020, Portugal 2030, PRR e o Programa Finicia (IAPMEI).
  • Capital de risco. Em troca de uma participação na empresa é possível obter investimento caso seja uma empresa emergente e tenha potencial de crescimento/rentabilidade.
  • Crédito bancário. Dos financiamentos mais convencionais e comuns existentes, trata-se de um empréstimo realizado por uma instituição bancária. Deve analisar pontos-chave como as taxas de juro e comissões bancárias.
  • Business angels. Empreendedores com vasta experiência e que investem em negócios em fase ainda inicial em troca de uma posição minoritária na empresa. Portugal tem uma associação de Business Angels.
  • Crowdfunding. Este termo deriva das palavras “crowd”, ou multidão, e “funding” que significa financiamento. Trata-se de um financiamento coletivo para o início de um negócio. Existem plataformas dedicadas a crowdfunding onde se podem criar campanhas para apoiar as ideias de negócio com metas de financiamento.

 

apoios financeiros para novas empresas portugal

 

As Dicas de Contabilidade são uma rúbrica com a chancela REWARD Consulting.

Nas Dicas de Contabilidade serão lançadas semanalmente imagens com informações úteis sobre vários tópicos contabilisticamente e fiscalmente relevantes para empreendedores, empresários e empresas.

siga a reward consulting em google newssiga a reward consulting em google news

Alguma questão? Fale connosco

A nossa equipa de contabilistas e RH pode esclarecer as suas dúvidas e/ou questões, contacte os nossos serviços no formulário abaixo.

Notícias Relacionadas