O episódio de hoje da Gestão em 5 Minutos continua a temática de Inadimplência de clientes, mais especificamente o que é e como fazer frente a esse problema.
A inadimplência é um problema comum que atinge empresas e empreendedores de todos os setores e pode ter impacto profundo nas finanças dos negócios. Ocorre quando uma pessoa/empresa não faz o pagamento devido até à data acordada. Quanto maior a taxa de inadimplência de um negócio, mais difícil será este equilibrar as suas contas e cumprir as suas obrigações fiscais.
Não existem forma de garantir que todos os clientes do negócio serão adimplentes de forma permanente e é possível que a empresa lide com vários tipos de clientes a nível financeiro. A gestão deve conhecer o seu índice de inadimplência, tal como também estabelecer processos e definir uma régua de cobrança.
Tópicos a abordar
- O que é a inadimplência
- Consequências da inadimplência de clientes
- Inadimplência Zero
- Como lidar com clientes inadimplentes
- Criar um plano de acção
- Seguir o plano de acção
- Otimizar o plano
- Dúvidas frequentes sobre inadimplência
A Gestão em 5 Minutos é uma rúbrica de apoio à gestão de empresas dada pela REWARD Consulting, empresa que atua nas áreas:
- Consultoria de Gestão
- Apoio a Candidaturas a Sistemas de Incentivos (SIFIDE, RFAI, DLRR, IEFP, PT2020, PT2030, PRR)
- Contabilidade, Fiscalidade e Payroll (contabilidade digital)