Consent Preferences

Contabilidade, Consultoria de Gestão, Candidaturas SIFIDE, PRR, PT2030, IFR - Paço de Arcos, Oeiras, Lisboa

XXIII Governo Constitucional de Portugal toma posse

O XXIII Governo Constitucional de Portugal vai tomar posse hoje, quarta-feira, dia 30 de março de 2022, pelas 17 horas em Lisboa, no Palácio Nacional da Ajuda.

 

O XXIII Governo será chefiado por António Costa e será composto por 17 ministros e 38 secretários de Estado. Mariana Vieira da Silva será a ministra da Presidência, o segundo posto na hierarquia governativa.

 

Passados dois meses das eleições legislativas (30 de janeiro 2022), nas quais o PS venceu e registou maioria absoluta, António Costa e o seu executivo irão tomar posse num momento de conflito europeu entre a Rússia e a Ucrânia e em que ainda se sente os efeitos da pandemia COVID-19 na economia e na sociedade de Portugal.

 

A tomada de posse do XXIII Governo Constitucional estava prevista a 23 de fevereiro, no entanto a repetição de eleições no círculo europeu determinou o adiamento da tomada de posse.

 

Marcelo Rebelo de Sousa indicou que na cerimónia de posse irá abordar os desafios do novo Governo na atualidade, do seu papel enquanto Presidente da República e deixou o apontamento de que o seu discurso também irá visar a oposição.

 

Foi o próprio Presidente da República que dissolveu o parlamento e convocou eleições antecipadas na sequência do chumbo do orçamento de Estado 2022.

 

O PS venceu as eleições legislativas com 41,38% dos votos, tendo direito a eleger 120 deputados num total de 230. Segue-se o PSD com 77 deputados, o Chega com 12 deputados, a IL com 8, o PCP com 6, o BE com 5 e tanto o PAN quanto o Livre tiveram 1 deputado eleito.

siga a reward consulting em google newssiga a reward consulting em google news

Alguma questão? Fale connosco

A nossa equipa de contabilistas e RH pode esclarecer as suas dúvidas e/ou questões, contacte os nossos serviços no formulário abaixo.

Notícias Relacionadas