Definição e benefícios da cultura de inovação
A cultura de inovação consiste em práticas que estimulam a criatividade e inovação nas empresas de forma permanente, como parte dos valores da organização. Esta é cultura que permite alcançar maior satisfação, produtividade e resultados quando implementada corretamente.
A inovação é um diferencial competitivo, independentemente do setor de atividade ou dimensão da empresa, e esta só é alcançada quando a empresa se foca na criatividade e autonomia das equipas para que estas possam inovar.
Uma empresa que fomente uma cultura de inovação vai usufruir de vários dos seguintes benefícios:
- Maior capacidade de adaptação e resposta às mudanças de mercado;
- Equipas mais participativas e motivadas a enfrentar novos desafios;
- Desenvolvimento de novos serviços, produtos ou processos inovadores;
- Aumento da competitividade geral da empresa através da inovação;
- Maior valorização da marca através de uma imagem positiva e moderna;
- Maior resiliência para enfrentar adversidades e crises;
- Colaboração e comunicação aberta entre os colaboradores
Como implementar a cultura de inovação na empresa?
Promover uma cultura de inovação no seio da empresa é um processo que envolve mudanças profundas na sua mentalidade e implementar medidas que desenvolvam a criatividade, a experimentação e colaboração.
Definir a cultura de inovação
Este é um conjunto de valores, crenças e comportamentos partilhados pela organização para promover e sustentar a procura sistemática de novas ideias, processos e soluções.
Promover a inclusão e diversidade nas equipas
A cultura de inovação requer o reconhecimento da importância de diferentes experiências e perspectivas. Deve ser promovia a inclusão e diversidade em equipas multidisciplinares, com elementos com diferentes backgrounds e incentivar os elementos a contribuir de forma a acrescentar valor.
Investir em desenvolvimento
O desenvolvimento dos colaboradores da equipa estimula a sua criatividade, mesmo quando fora do espectro imediato das suas funções ou trabalho. Tal desenvolvimento pode incluir cursos de formação, workshops ou permissão para os colaboradores explorarem novas áreas.
Promover o propósito da empresa
Uma empresa inovadora tem um propósito claro e inspirador que motiva os seus colaboradores a todos os níveis. O propósito não deve ser encarado como um “chavão” ou apenas comunicado, deve ser demonstrado pela liderança da empresa através das suas atitudes.
Reconhecer a inovação
Reconhecer cada avanço é vital para gerar uma mentalidade inovadora. O reconhecimento pode ser realizado de várias forma, seja através de feedbacks internos à implementação de recompensas ou prémios.
Implementar práticas de Design thinking
O design thinking é uma abordagem que permite um melhor entendimento das necessidades dos consumidores e criar soluções que respondam a essas necessidades (link para vídeo na descrição).
Implementar práticas de feedback e de comunicação aberta
O feedback e a comunicação aberta são fundamentais para a inovação. É preciso criar um ambiente que permita uma troca de ideias e colaboração entre equipas e onde a criatividade seja valorizada e incentivada.
Implementar práticas de inovação aberta e inovação disruptiva
A inovação aberta é o “uso de fluxos de conhecimento internos e externos para acelerar a inovação interna e expandir os mercados para o uso externo de inovação”. Permite acesso a novas fontes de conhecimento, reduz custos de I&D e aumenta a produtividade através de programas de incubação de startups, participar em feiras e eventos de inovação e estabelecer programas de colaboração/parceria com outras empresas.
A inovação disruptiva é uma forma de inovação que acompanha o mercado e que pode ser alavancada por ações de uma empresa que atinjam um público bastante vasto, tal como, por exemplo, o serviço de streaming por assinatura mensal que foi difundido pela Netflix.
Desafios frequentes na implementação da cultura de inovação
A implementação de uma cultura de inovação empresarial pode encontrar vários desafios ou obstáculos. É preciso transformar a mentalidade dos colaborador, quebrar paradigmas e sair da zona de conforto.
Cultura empresarial
A cultura da empresa deve ser receptiva à inovação. Caso não seja, é preciso mudar a mentalidade das equipas (para tentar coisas novas) e aprender com o erro e experiência. A gestão deve demonstrar a importância da inovação e estimular o envolvimento das equipas.
Alinhar a estratégia com a inovação
Quando os objetivos não são claros, a implementação da cultura de inovação pode falhar. Além das estratégias de inovação e ações programadas, as empresas devem ter objetivos específicos e KPI adequados para acompanhar o progresso da sua estratégia e analisar se as ações geraram os resultados pretendidos.
Medo de correr riscos
Várias empresas têm medo de correr riscos associados à inovação (fracasso, perda de recursos financeiros ou danos à reputação e imagem). O fracasso faz parte do processo de inovação e pode conduzir a novas oportunidades de negócio e serviços ou produtos.
Mentalidade das equipas e/ou lideranças
Várias vezes o “inimigo” da implementação são as pessoas. A mentalidade reflete-se nas suas ações e em frases tipificadas como as seguintes:
- “Não temos capacidade de inovar” – Revela subestimação da capacidade da empresa;
- “Sou pago para resultados, não inventar” – Demonstra foco excessivo com produtividade;
- “Em equipa que ganha não se mexe” – Este pensamento reflete uma aversão à mudança devido a um nível de resultados dentro do previsto.
- “Inovar é caro” – Demonstra falta de conhecimento sobre o conceito de inovação e do capital intelectual que a empresa reúne e que pode aproveitar para inovar.
Estrutura organizacional rígida ou inflexível
Estruturas organizacionais rígidas (caracterizadas por um maior grau de especialização, mas menor colaboração entre departamentos) podem dificultar a colaboração e comunicação entre as equipas da organização e impedir que a troca de ideias necessária para fomentar a inovação ocorra.
Falta de tempo e recursos
A inovação pode ser um processo demorado e tem custos associados. Algumas empresas podem não ter o tempo e/ou recursos financeiros necessários para investir na cultura de inovação.