236 mil empresas podem consultar o Mecanismo de Alerta Precoce (ou MAP) do IAPMEI de 2021, um alerta que permite as empresas acompanharem a sua situação económica e financeira, recorrerem a programas de apoio e evitar o seu encerramento.
As empresas que cumprem critérios que possam indicar fragilidade económica e financeira estão a ser notificadas pelo IAPMEI nesse sentido para evitar o seu encerramento.
O MAP engloba KPI económicos e financeiros com base nos dados da IES relativos aos 3 exercícios anteriores ao ano de apresentação dos resultados. Os dados após compilados pelo Banco de Portugal a partir da sua central de balanços são analisados pelo IAPMEI de forma a concluir a saúde financeira de cada negócio.
O Mecanismo de Alerta Precoce foi aprovado em 2019 e o seu início foi adiado desde 2022 até 2023. Este mecanismo de aviso conta com um barómetro de KPI da empresa, como a margem financeira, liquidez, financiamento obtido vs EBITDA, alavancagem, autonomia financeira, capital próprio vs capital social, entre outros.