Consent Preferences

Contabilidade, Consultoria de Gestão, Candidaturas SIFIDE, PRR, PT2030, IFR - Paço de Arcos, Oeiras, Lisboa

Linha de crédito de 400M€ para empresas suportarem preço da energia

O Governo de Portugal lançou uma linha de crédito para as empresas conseguirem suportar os recentes aumentos nos preços da energia. Esta linha de crédito é dotada de 400 milhões de euros e será disponibilizada no sistema bancário.

 

Pedro Siza Vieira, Ministro de Estado, Economia e da Transição digital informa que esta linha é dirigida principalmente a empresas cujos custos da energia tenham um grande impacto no custo do conjunto dos seus fatores de produção.

 

Foi lançado também um apelo aos empresários para que estes, em conjunto com o Governo, possam encontrar formas de manter a capacidade produtiva e o nível de emprego durante este período atípico.

 

O Governo está também a estudar a possibilidade de conceder apoios a fundo perdido a empresas com maior peso na energia nos custos de produção. Essa possibilidade está a ser verificada em conjunto com a Comissão Europeias e esperam-se desenvolvimentos nos próximos dias. O Governo está a trabalhar ao nível dos combustíveis, especificamente naquilo que são os combustíveis utilizados na produção e transporte de profissionais.

 

Pedro Siza Vieira descarta para já uma eventual escassez de bens essenciais em Portugal, no entanto informa que os preços irão subir o impacto dessa subida será refletido nos consumidores. Informa também que uma das prioridade do Governo é apoiar os segmentos mais vulneráveis da população quanto ao aumento dos preços dos produtos essenciais.

 

No entanto foi garantido que existe stock em todos os bens críticos para algumas semanas, enquanto o Governo procura reforçar os stocks em questão e diversificar as fontes de abastecimento para além das existentes.

 

Para além da linha de crédito, o Ministro informa ainda que o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) necessita ser executado com celeridade pois a sua execução irá trazer um estímulo económico e a possibilidade de eventual crescimento.

 

Adicionalmente o PRR investe em pontos fulcrais para a sustentabilidade da economia no futuro. Casos disso são a transição energética e a digitalização.

siga a reward consulting em google newssiga a reward consulting em google news

Alguma questão? Fale connosco

A nossa equipa de consultores de sistemas de incentivos pode avaliar o potencial da sua empresa e/ou projeto.
Contacte-nos e receba um pré-diagnóstico gratuito.

Notícias Relacionadas