Consent Preferences

Contabilidade, Consultoria de Gestão, Candidaturas SIFIDE, PRR, PT2030, IFR - Paço de Arcos, Oeiras, Lisboa

Estratégia para a literacia financeira digital em 2023 definida

Março 9, 2022

Foi apresentado o projeto geral que contempla a estratégia para a literacia financeira digital em 2023. Este projeto foi apresentado pelo Banco de Portugal (BdP) em conjunto com a Comissão Europeia e OCDE.

 

O Banco de Portugal preferiu realçar a importância da literacia financeira digital devido ao crescimento dos meios digitais em Portugal, principalmente durante o cenário pandémico de COVID-19.

 

Este projeto será lançado em 2023 e entre as iniciativas já lançadas fazem parte as ações entre o meio escolar, divulgação de informação pelos canais digitais (via vídeo ou redes sociais). O Instituto Nacional de Administração assumiu já ter um papel enquanto mediador e está disponível para colaborar com o Banco de Portugal.

 

Algumas das camadas vulneráveis na literacia financeira digital incluem os jovens, idosos e mulher, pelo que este movimento é uma forma de combate à exclusão social e económica. O IEFP indica que não existem motivos objetivos para o afastamento das mulheres do digital, no entanto este facto acontece.

 

A sustentabilidade financeira já foi abordada pela Comissão Europeia através de um quadro de literacia financeira para adultos, com vista à melhoria da resiliência das famílias a situações de vulnerabilidade.

 

Este quadro de literacia financeira para adultos contem no total 560 competências, competências essas que estão classificadas em 3 dimensões distintas:

  • Conhecimentos a ter sobre um determinado tema
  • Competências e habilidades que deve possuir para atingir o bem-estar financeiro
  • Comportamentos financeiros adequados para manter ou atingir o bem-estar financeiro

 

O quadro de literacia financeira para adultos pode eventualmente vir a ser atualizado para incluir a vertente digital da literacia financeira.

 

Portugal ocupava o último posto do ranking de literacia financeira dos países da Zona Euro em 2020, seguido pelo Chipre e pela Itália. No outro extremo da tabela apareceram a Alemanha, Holanda e Finlândia (nos lugares cimeiros do ranking).

siga a reward consulting em google newssiga a reward consulting em google news

Alguma questão? Fale connosco

A nossa equipa de contabilistas e RH pode esclarecer as suas dúvidas e/ou questões, contacte os nossos serviços no formulário abaixo.

Notícias Relacionadas