Consent Preferences

Contabilidade, Consultoria de Gestão, Candidaturas SIFIDE, PRR, PT2030, IFR - Paço de Arcos, Oeiras, Lisboa

Longevity Med Summit em Lisboa para solucionar a longevidade

Abril 3, 2023

A cimeira Longevity Med Summit vai decorrer nos dias 4 e 5 de maio de 2023 em Lisboa e irá trazer até à capital nacional mais de 40 startups, cerca de 100 grandes investidores e um montante de investimento acima dos 9 mil milhões de euros para investir em soluções inovadoras e oportunidades de negócio.

Esta cimeira assume-se como uma plataforma de conhecimento e de fomento ao empreendedorismo e decorre em Lisboa, capital de um país onde a esperança média de vida supera os 80 anos e cuja população comporta 23% de idosos, segundo dados do INE de 2021.

Jorge Lima, fundador da Unipeer Solutions prevê que se realize uma sessão de pitches de startups, onde estas podem apresentar as suas ideias e modelos de negócio na prevenção, combate e reversão de doenças associadas à idade. O prémio de Inovação será atribuído por um júri composto por investidores à melhor solução apresentada.

A Longevity Med Summit recebeu 40 inscrições de empreendedores (nacionais e internacionais) das áreas de biotecnologia e nutrição e as candidaturas estão abertas até dia 15 de abril 2023. O evento permite a participação de pessoas e universidades com propostas de negócios ou tecnologias com potencial ainda não desenvolvidas, para além da participação de startups.

O conceito de longevidade que a Longevity Med Summit pretende solucionar em Lisboa é a medicina de prevenção, ou seja, soluções de previsão e diagnóstico de doenças ou outras complicações de saúde em certas fases da vida. Esta abordagem pode ser usada em qualquer faixa etária, não faixas etárias a partir dos 50 anos, embora tenha a finalidade do envelhecimento saudável e esteja segmentada para um público mais “sénior”.

Jorge Lima indica que as soluções que estarão presentes na cimeira em maio serão muito inovadoras. São novas tecnologias que não foram introduzidas no mercado até o presente e o mesmo acredita que Portugal será um hub bastante interessante na área de novos investimentos.

O promotor do evento confidencia ainda a possibilidade de um investidor querer abrir clínicas de longevidade em Portugal, tal como fundos com aplicações na área hospitalar que pretende conhecer as oportunidades do campo no nosso país.

A nível de potencial de mercado interno, trata-se de um segmento novo, onde já existem soluções principalmente de diagnósticos, mas não de um prisma preventivo. Sendo uma novidade com aproximadamente 6 anos existe a possibilidade de crescer e receber soluções inovadoras.

Um dos investidores mais conhecidos é Petr Sramek, managing partner da Longevity Tech Fund. Petr defende que o mercado de investimentos em longevidade se compara ao setor de Inteligência Artificial antes do aumento do valor das suas ações.

A Nova Medical School, Universidade de Coimbra, Hospital da Luz Learning Health são parceiros nesta iniciativa que aguarda a participação de aproximadamente 1000 elementos (individuais ou em grupo) públicos e privados.

siga a reward consulting em google newssiga a reward consulting em google news

Notícias Relacionadas