Modelos de gestão de empresas | Gestão em 5 Minutos (G5M)

Modelos de gestão de empresas | Gestão em 5 Minutos (G5M)

Tópicos do Artigo

Bem vindo/a a um novo episódio Gestão em 5 Minutos (G5M), o tópico a explorar hoje é “modelos de gestão de empresas” e foca-se no modelo de gestão por resultados, no modelo de gestão por processos e no modelo de gestão participativa. O artigo também indica a importância e benefícios obtidos com a implementação de um modelo de gestão de empresas.

Definição e importância

Um modelo de gestão é um conjunto de práticas, processos e estratégias adotadas por um negócio para guiar as suas atividades de forma a alcançar os seus objetivos e obter resultados positivos.

O modelo de gestão define a forma como o negócio rege a sua operação (processos, regras e diretrizes) e é através do modelo de gestão que os recursos da empresa são geridos, de forma a otimizar a sua eficácia (recursos humanos, financeiros e materiais).

O modelo de gestão de empresa a utilizar deve também considerar como a empresa pretende relacionar-se com os seus colaboradores. O relacionamento entre ambas as partes depende do comportamento da gestão, pelo que existem características que ajudam a construir uma boa relação entre gestão e equipas:

  • Liderança;
  • Capacidade para dar e receber feedback construtivo;
  • Capacidade para gerir e mediar conflitos;
  • Iniciativa, proatividade e automotivação;
  • Disponibilidade para aprendizagem contínua;
  • Mapeamento e retenção de talento

Tabela de classificação de modelos de gestão de empresas

A tabela abaixo apresenta os objetivos, princípios, características, desafios e benefícios de cada um dos 3 modelos de gestão a observar neste G5M. Ao analisar os dados é possível diferenciar cada um dos modelos de gestão de empresas.

Gestão por ResultadosGestão por ProcessosGestão Participativa
ObjetivosMaximizar performance com objetivos bem definidosOtimizar eficiência com sistematização de processosPromover a democratização da gestão com envolvimento colaborativo
PrincípiosFoco na performance; estabelecimento de objetivos; responsabilização profissional; monitorização constante e alinhamento estratégicoAbordagem sistemática; melhoria contínua; normalização do método; otimização do fluxo de trabalho e eliminação de ineficiênciasGestão democrática; crescimento profissional; transparência administrativa e sinergia organizacional
CaracterísticasKPIs sólidos; sistema de incentivos estruturado; planeamento estratégico sofisticado; avaliações periódicas sistemáticas e feedback estruturadoMapeamento dos processos; documentação normalizada; gestão de conhecimento; automatização de procedimentos e sistema de gestão qualidade robustoMetodologias participativas; decisões colegiadas; comunicação transversal; equipas autónomas e desenvolvimento de liderança
DesafiosResistência à cultura; complexidade na definição de métricas; competitividade excessiva; visão de curto prazo e pressão organizacionalResistência à mudança; complexidade documental; investimento inicial considerável; cronograma extenso e excesso de formalizaçãoMorosidade; resistência hierárquica; gestão de divergências; necessidade de formação contínua
BenefíciosExcelência no desempenho; cultura de alto rendimento; vantagem competitiva sustentada e desenvolvimento sustentávelExcelência operacional; padronização da qualidade; otimização de recursos; independência operacional e framework para inovaçãoEngagement organizacional; cultura corporativa distintiva; inovação colaborativa; retenção de capital humano e resiliência institucional
Tabela de caracterização de modelos de gestão de empresas

Modelo de gestão por resultados

O modelo de gestão por resultados é um modelo onde gestão e colaboradores partilham responsabilidades para alcançar resultados e objetivos (constantemente acompanhados).

Na gestão por resultados o papel da liderança deve ser mais participativo e os objetivos podem ser classificados em 3 níveis: Estratégicos (longo prazo), táticos (médio prazo) e operacionais (curto prazo). As principais características da gestão por resultados:

  • Ênfase nos objetivos a alcançar com flexibilidade nos métodos utilizados;
  • Responsabilidade partilhada por todos os membros da organização (gestão e equipas) para cumprimento dos objetivos;
  • Liderança participativa onde a gestão trabalha com as equipas para definir objetivos e estratégias para os alcançar;
  • Acompanhamento constante do progresso do negócio face aos seus objetivos (com ajustes e melhorias);
  • Feedback constante por parte da gestão;
  • Colaboração acrescida entre equipas e gestão.

Modelo de gestão por processos

O modelo de gestão por processos é mais adequado em situações em que se deva atingir resultados através da redução de custos operacionais, melhorias na produtividade e satisfação do cliente.

Este modelo de gestão identifica, executa, monitoriza, controla e aperfeiçoa os processos do negócio e requer uma cultura de evolução constante. É um modelo útil para a definição de políticas que guiam as operações da empresa com recurso a ferramentas (metodologia PDCA) e focado na eficiência e eficácia.

Inversamente ao modelo de gestão por resultados, no modelo de gestão por processos a gestão é garantida pelos gestores e não existe participação direta dos colaboradores. As principais características do modelo de gestão por processos são:

  • Mapeamento e uniformização de processos na organização;
  • Disponibilização de informações sobre os processos;
  • Identificação, criação e divulgação interna das melhores práticas;
  • Monitorização e avaliação de desempenho dos processos;
  • Foco na melhoria contínua dos processos da organização;
  • Compromisso em corresponder as expectativas do cliente;
  • Gestão e decisões tomadas pela gestão do negócio.

Modelo de gestão participativa

O modelo de gestão participativa é pautado por um maior envolvimento dos colaboradores do negócio na tomada de decisão quando comparado aos modelos de gestão por resultados ou por processos.

O objetivo deste modelo é criar uma cultura de responsabilidade partilhada em que todos os elementos contribuem ao executar tarefas e na estratégia do negócio. A gestão participativa caracteriza-se pelo foco na produtividade, na proatividade e pela responsabilização de todos os elementos pelo sucesso do negócio.

O bom relacionamento entre a gestão e os colaboradores é essencial para promover uma comunicação aberta e confiança mútua entre as partes. Este modelo também é pautado pela capacitação contínua dos colaboradores para otimizar a operação diária enquanto a gestão se dedica ao planeamento estratégico. As principais características da gestão participativa são:

  • Produtividade e incentivo à proatividade;
  • Sentimento de pertença e colaboração total;
  • Crescimento profissional a todos os níveis da organização;
  • Otimização do tempo para resolução de tarefas;
  • Redução de custos através a autogestão

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