Bem vindo/a a um novo episódio Gestão em 5 Minutos (G5M), o tópico a explorar hoje é “modelos de gestão de empresas” e foca-se no modelo de gestão por resultados, no modelo de gestão por processos e no modelo de gestão participativa. O artigo também indica a importância e benefícios obtidos com a implementação de um modelo de gestão de empresas.
Definição e importância
Um modelo de gestão é um conjunto de práticas, processos e estratégias adotadas por um negócio para guiar as suas atividades de forma a alcançar os seus objetivos e obter resultados positivos.
O modelo de gestão define a forma como o negócio rege a sua operação (processos, regras e diretrizes) e é através do modelo de gestão que os recursos da empresa são geridos, de forma a otimizar a sua eficácia (recursos humanos, financeiros e materiais).
O modelo de gestão de empresa a utilizar deve também considerar como a empresa pretende relacionar-se com os seus colaboradores. O relacionamento entre ambas as partes depende do comportamento da gestão, pelo que existem características que ajudam a construir uma boa relação entre gestão e equipas:
- Liderança;
- Capacidade para dar e receber feedback construtivo;
- Capacidade para gerir e mediar conflitos;
- Iniciativa, proatividade e automotivação;
- Disponibilidade para aprendizagem contínua;
- Mapeamento e retenção de talento
Tabela de classificação de modelos de gestão de empresas
A tabela abaixo apresenta os objetivos, princípios, características, desafios e benefícios de cada um dos 3 modelos de gestão a observar neste G5M. Ao analisar os dados é possível diferenciar cada um dos modelos de gestão de empresas.
Gestão por Resultados | Gestão por Processos | Gestão Participativa | |
---|---|---|---|
Objetivos | Maximizar performance com objetivos bem definidos | Otimizar eficiência com sistematização de processos | Promover a democratização da gestão com envolvimento colaborativo |
Princípios | Foco na performance; estabelecimento de objetivos; responsabilização profissional; monitorização constante e alinhamento estratégico | Abordagem sistemática; melhoria contínua; normalização do método; otimização do fluxo de trabalho e eliminação de ineficiências | Gestão democrática; crescimento profissional; transparência administrativa e sinergia organizacional |
Características | KPIs sólidos; sistema de incentivos estruturado; planeamento estratégico sofisticado; avaliações periódicas sistemáticas e feedback estruturado | Mapeamento dos processos; documentação normalizada; gestão de conhecimento; automatização de procedimentos e sistema de gestão qualidade robusto | Metodologias participativas; decisões colegiadas; comunicação transversal; equipas autónomas e desenvolvimento de liderança |
Desafios | Resistência à cultura; complexidade na definição de métricas; competitividade excessiva; visão de curto prazo e pressão organizacional | Resistência à mudança; complexidade documental; investimento inicial considerável; cronograma extenso e excesso de formalização | Morosidade; resistência hierárquica; gestão de divergências; necessidade de formação contínua |
Benefícios | Excelência no desempenho; cultura de alto rendimento; vantagem competitiva sustentada e desenvolvimento sustentável | Excelência operacional; padronização da qualidade; otimização de recursos; independência operacional e framework para inovação | Engagement organizacional; cultura corporativa distintiva; inovação colaborativa; retenção de capital humano e resiliência institucional |
Modelo de gestão por resultados
O modelo de gestão por resultados é um modelo onde gestão e colaboradores partilham responsabilidades para alcançar resultados e objetivos (constantemente acompanhados).
Na gestão por resultados o papel da liderança deve ser mais participativo e os objetivos podem ser classificados em 3 níveis: Estratégicos (longo prazo), táticos (médio prazo) e operacionais (curto prazo). As principais características da gestão por resultados:
- Ênfase nos objetivos a alcançar com flexibilidade nos métodos utilizados;
- Responsabilidade partilhada por todos os membros da organização (gestão e equipas) para cumprimento dos objetivos;
- Liderança participativa onde a gestão trabalha com as equipas para definir objetivos e estratégias para os alcançar;
- Acompanhamento constante do progresso do negócio face aos seus objetivos (com ajustes e melhorias);
- Feedback constante por parte da gestão;
- Colaboração acrescida entre equipas e gestão.
Modelo de gestão por processos
O modelo de gestão por processos é mais adequado em situações em que se deva atingir resultados através da redução de custos operacionais, melhorias na produtividade e satisfação do cliente.
Este modelo de gestão identifica, executa, monitoriza, controla e aperfeiçoa os processos do negócio e requer uma cultura de evolução constante. É um modelo útil para a definição de políticas que guiam as operações da empresa com recurso a ferramentas (metodologia PDCA) e focado na eficiência e eficácia.
Inversamente ao modelo de gestão por resultados, no modelo de gestão por processos a gestão é garantida pelos gestores e não existe participação direta dos colaboradores. As principais características do modelo de gestão por processos são:
- Mapeamento e uniformização de processos na organização;
- Disponibilização de informações sobre os processos;
- Identificação, criação e divulgação interna das melhores práticas;
- Monitorização e avaliação de desempenho dos processos;
- Foco na melhoria contínua dos processos da organização;
- Compromisso em corresponder as expectativas do cliente;
- Gestão e decisões tomadas pela gestão do negócio.
Modelo de gestão participativa
O modelo de gestão participativa é pautado por um maior envolvimento dos colaboradores do negócio na tomada de decisão quando comparado aos modelos de gestão por resultados ou por processos.
O objetivo deste modelo é criar uma cultura de responsabilidade partilhada em que todos os elementos contribuem ao executar tarefas e na estratégia do negócio. A gestão participativa caracteriza-se pelo foco na produtividade, na proatividade e pela responsabilização de todos os elementos pelo sucesso do negócio.
O bom relacionamento entre a gestão e os colaboradores é essencial para promover uma comunicação aberta e confiança mútua entre as partes. Este modelo também é pautado pela capacitação contínua dos colaboradores para otimizar a operação diária enquanto a gestão se dedica ao planeamento estratégico. As principais características da gestão participativa são:
- Produtividade e incentivo à proatividade;
- Sentimento de pertença e colaboração total;
- Crescimento profissional a todos os níveis da organização;
- Otimização do tempo para resolução de tarefas;
- Redução de custos através a autogestão