A nova declaração de início de atividade simplificada já está disponível no Portal das Finanças, destina-se a contribuintes singulares que não possuam contabilidade organizada.
Esta declaração mais intuitiva e inovadora, é preenchida de forma interativa através de um processo de perguntas e respostas que orientam o contribuinte durante todo o processo.
A nova declaração de início de atividade conta com apoios durante todo o processo de preenchimento, pelo que também conta com uma pesquisa de CAE / CIRS e cálculo de volume de negócios.
Este serviço apresenta um resumo com as respostas indicadas pelo contribuinte e os enquadramentos calculados, pelo que, após a confirmação da informação submetida, a plataforma identifica as principais obrigações fiscais.
Este novo comprovativo é mais seguro e simplificado, inclui também um código de validação de autenticidade para o contribuinte, de forma a impedir acessos não autorizados de terceiros.
Desta forma a Autoridade Tributária facilita e apoia o cumprimento das obrigações declarativas dos contribuintes que iniciem a sua atividade.
A declaração está disponível no Portal das Finanças e conta com um vídeo de divulgação da nova declaração e das suas novidades.