Consent Preferences

Contabilidade, Consultoria de Gestão, Candidaturas SIFIDE, PRR, PT2030, IFR - Paço de Arcos, Oeiras, Lisboa

Peso dos impostos no PIB de Portugal em 2022 foi de 38%

Novembro 8, 2023

O peso dos impostos no PIB, ou Produto Interno Bruto, de Portugal foi de 38% durante o ano 2022. Esta percentagem do peso dos impostos no PIB de Portugal em 2022 está cerca de 3% abaixo do valor médio de 41,2% da União Europeia para o mesmo período.

O Eurostat, gabinete da União Europeia responsável por estes dados estatísticos, indicam que o rácio global (soma de impostos e contribuições sociais liquidas em percentagem do PIB) dos impostos diminuiu na UE (onde se insere também o PIB de Portugal) em 2022 quando comparado a 2021, ano em que obteve 71,5%.

Segundo o Eurostat as receitas fiscais da zona euro aumentaram em consonância com o PIB nominal, ou seja, em 2022 o rácio entre impostos e PIB permaneceu estável. Os países que registaram valores mais elevados de impostos e contribuições sociais em percentagem do PIB na UE foram:

  • França (48%);
  • Bélgica (45,6%);
  • Áustria (43,6%).

No extremo oposto do ranking ficaram a Irlanda (21,7%), Roménia /27,5%) e Malta (29,6), com os valores mais baixos entre os países da União Europeia.

siga a reward consulting em google newssiga a reward consulting em google news

Alguma questão? Fale connosco

A nossa equipa de contabilistas e RH pode esclarecer as suas dúvidas e/ou questões, contacte os nossos serviços no formulário abaixo.

Notícias Relacionadas