Consent Preferences

Contabilidade, Consultoria de Gestão, Candidaturas SIFIDE, PRR, PT2030, IFR - Paço de Arcos, Oeiras, Lisboa

Portugal 2020: Relatório síntese de avaliação publicado

O relatório síntese de avaliação Portugal 2020 foi publicado e os seus resultados indicam efeitos positivo dos FEEI na economia de Portugal. Estes efeitos são notórios no PIB, na produtividade, no emprego, na redução das disparidades entre regiões e nos salários e exportações.

O relatório de avaliação Portugal 2020 foi disponibilizado pela AD&C e faz o balanço da implementação da estratégia de avaliação do Portugal 2020 e os seus resultados, para além de obter pistas para preparar a avaliação do seguinte quadro comunitário Portugal 2030.

Os maiores motivos de crescimento económicos que foram impulsionados pelos FEEI são o aumento de capital humano, o investimento público em infraestruturas produtivas e de transportes, o investimento em I&D, a inovação e a competitividade internacional. Quanto ao tecido empresarial (e com maior foco nas PME), conclui-se que “a magnitude dos impactos estimados tende a ser proporcional à dimensão das empresas”.

Também se conclui que “quando relativizados os impactos em função da situação de partida, conclui-se que os apoios tendem a provocar maiores transformações ao nível das empresas quando os projetos são conduzidos por empresas de menores dimensões”.

Os resultados dos efeitos estimados atestam a eficácia dos Sistemas de Incentivos quanto aos objetivos de política que prosseguem, principalmente no que toca ao estímulo ao investimento em inovação produtiva e no reforço da orientação exportadora das empresas que foram apoiadas, mais especificamente nas pequenas e médias empresas.

O IAPMEI é o Organismo Intermédio com mais projetos no Portugal2020, segundo o relatório, com mais de 50% dos incentivos aprovados. É cumulativamente o organismo com melhor contributo para o cumprimento das metas assumidas (com uma taxa de execução de 77,7%, dados de fevereiro 2023 COMPETE2020).

O Plano Global de Avaliação PT2020 (PGA PT2020) foi desenvolvido e monitorizado em parceria entre as entidades responsáveis pelos fundos e as Autoridades de Gestão, no seio da Rede de Monotorização e Avaliação Portugal 2020 (Rede M&A), coordenada pela AD&C.

O Volume I do Relatório Síntese de Avaliação Portugal 2020 pode ser consultado aqui e o Volume II do Relatório Síntese das Avaliações pode ser consultado aqui.

siga a reward consulting em google newssiga a reward consulting em google news

Alguma questão? Fale connosco

A nossa equipa de consultores de sistemas de incentivos pode avaliar o potencial da sua empresa e/ou projeto.
Contacte-nos e receba um pré-diagnóstico gratuito.

Notícias Relacionadas