As criptomoedas são dos ativos digitais mais atrativos a nível mundial e a sua relevância aumentou consideravelmente ao longo dos últimos anos, tal como o seu valor.
Numa altura de recessão de valor das criptomoedas, em que a Bitcoin está a valer aproximadamente 20 mil dólares, levantam-se questões sobre as vantagens e desvantagens das mesmas, se o período irá prolongar-se ou, pelo contrário, irá assistir-se a uma nova subida de valor.
Abaixo ficam listadas algumas das vantagens e desvantagens das criptomoedas.
Vantagens:
- Elevado potencial – Embora seja um ativo volátil, as criptomoedas possuem um potencial elevado de aumentar o seu valor, mas também de sofrer quedas, o que faz com que os investidores possam recolher proveitos consideráveis.
- Gestão de ativo 24 horas – O mercado de criptomoedas permite negócio 24 horas por dia, ao contrário de outros ativos financeiros.
- Suportado por Blockchain – As criptomoedas são baseadas na tecnologia Blockchain, que permite a transferência de ativos sem intervenção de terceiros, através de um sistema 100% transparente e seguro para as transações.
- Diversificar a carteira de investimentos – Os investidores podem distribuir o seu dinheiro em vários ativos (Bitcoin, Ethereum, Doge, outros), pelo que se reduz a probabilidade de impacto financeiro caso um investimento falhe.
Desvantagens:
- Flutuações constantes e repentinas – As criptomoedas possuem uma grande volatilidade de preços. São atualmente negociadas de forma semelhante a outros ativos ao risco, como ações.
- Falta de regulamentação – A falta de regulamentação e fiscalização pelas autoridades de vários países é das principais desvantagens dos criptoativos.
- Possibilidade de fraude – Este tipo de ativos está exposto a vários esquemas de fraude. Foram roubados mais de mil milhões de euros nos últimos anos.