As PME (Pequenas e Médias Empresas) em Portugal que vendem através do marketplace Amazon exportaram aproximadamente 130 milhões de euros em 2023. Este valor significa um crescimento superior a 25% nas vendas das empresas portuguesas inscritas neste marketplace mundial.
A Amazon Portugal revelou mais sobre a operação no país e indica que mais de 1000 PME exportaram internacionalmente através deste marketplace em 2023, a tendência em 2024 manteve-se e os produtos mais exportados foram “produtos para casa, produtos de beleza, saúde e cuidado pessoal, cozinha e escritório”.
Os 130 milhões de euros obtidos em exportações nacionais via Amazon em 2023 reportam-se apenas a vendas para clientes estrangeiros. As PME em Portugal tiveram mais de 100 milhões em vendas de exportação dentro da UE e acima de 20 milhões de euros em vendas de exportação fora da UE.
Os países onde estão os principais clientes das empresas portuguesas inscritas no marketplace Amazon são França, Espanha, Alemanha, EUA e Itália. Existem 22 lojas no marketplace da Amazon com alcance superior a 200 países ou territórios e em 2023 as PME portuguesas venderam mais de 2,5 milhões de produtos (cerca de 5 artigos vendidos por minuto).
A Amazon serve o mercado nacional desde 2021 a partir da sua base de operações ibérica em Espanha, os clientes portugueses podem aceder ao site da Amazon Espanha onde encontrarão um serviço dedicado.
A Amazon enquanto plataforma global permite que as PME entrem de forma simples em mercados internacionais (europeu e mundiais).
O comércio eletrónico tem um elevado potencial para dinamizar o processo de internacionalização e exportação das PME pois reduz barreiras logísticas e permite exposição a milhões de potenciais clientes e está alinhado com os objetivos de internacionalização e exportação promovidos pelos programas Portugal 2030 e PRR.