Consent Preferences

Contabilidade, Consultoria de Gestão, Candidaturas SIFIDE, PRR, PT2030, IFR - Paço de Arcos, Oeiras, Lisboa

Portugal no Top 5 em incumprimento de prazos de pagamento

Março 30, 2022

Portugal tem dos mais elevados registos de incumprimento de prazos de pagamento na União Europeia, com 16,3% do total de empresas portuguesas a não cumprir os seus prazos. Esse registo coloca Portugal em 3º lugar no Top 5 de países piores pagadores da UE.

 

No total de 36 países analisados só a Roménia e Israel tiveram uma percentagem inferior de empresas que cumpre os prazos de pagamento acordados. Por sua vez, a Dinamarca, Polónia e Países Baixos lideram o Top 5 de países mais cumpridores de prazos de pagamento.

 

Quanto a Portugal, apenas 17,3% das empresas nacionais cumpriram os prazos de pagamentos estabelecidos com os fornecedores. Dois terços das empresas pagam com atraso de até 30 dias e 7% pagam com um atraso superior a 90 dias.

 

O incumprimento de prazos de pagamento foi afetado principalmente pelo cenário pandémico de COVID-19. Em 2020 o setor de Alojamento e Restauração tiveram um agravamento superior a 7 dias face ao registado em fevereiro 2020.

 

A invasão da Ucrânia e o aumento dos preços da energia podem impactar ainda mais o cenário negativo que se regista e aumentar os atrasos nos pagamentos devido ao provável aumento dos custos de operação em vários setores de atividade.

 

Os atrasos nos pagamentos denotam debilidade e risco para todas as empresas. É necessário que as empresas possuam instrumentos que possibilitem diminuir os riscos quando escolhem os seus parceiros comerciais.

siga a reward consulting em google newssiga a reward consulting em google news

Notícias Relacionadas