O Programa SPICE, ou Strategic Partnerships Initiatives for Competitive Edge, lançado pelo EIT Health Innostars, vai dar acesso a até 160 mil euros para apoiar o desenvolvimento de negócio e comercialização de produtos inovadores na área da saúde.
Este programa (SPICE) lançado pelo Instituto Europeu de Inovação e tecnologia vai permitir a Startups, PME’s, hospitais, universidades e instituições de investigação na área da saúde em Portugal apresentar ao mercado as suas inovações.
Para além de Portugal, o Programa SPICE também está disponível noutros 18 países da União Europeia, ao abrigo do Regime Regional de Inovação do EIT e o seu arranque está previsto para o término de 2024, com duração estimada de 1 ano.
As inscrições ao programa terminam dia 31 de outubro e os candidatos devem apresentar soluções inovadoras na área dos cuidados de saúde que tenham atingido, no mínimo, o nível 6 de preparação tecnológica.
No nível 6 de preparação tecnológica (Tech Readiness Level 6 ou TRL 6) consiste na existência de protótipo ou modelo representativo totalmente funcional da tecnologia em questão.
O Programa SPICE conta com 100 mil euros para apoiar projetos de “serviços de desenvolvimento e comercialização personalizados e em espécie”, o que inclui apoio regulamentar, validação clínica, inovação tecnológica, privacidade de dados e estratégia de comercialização. Existem mais 60 mil euros adicionais dedicados a “mentoria e orientação especializadas para um máximo de 10 equipas”.
Alessio Smeraldo indica que o objetivo é “transformar soluções de elevado potencial em empresas bem-sucedidas e escaláveis que possam prosperar no competitivo mercado europeu dos cuidados de saúde. Este é um passo importante para as empresas que estão prontas a ultrapassar o desenvolvimento inicial e a avançar para a aplicação e comercialização no mundo real”.