Consent Preferences

SIFIDE: Submeta a sua candidatura em 2023

O período de candidatura ao SIFIDE, Sistema de Incentivos Fiscais à I&D Empresarial, está aberto até 31 de maio de 2023. As empresas em Portugal com atividades em I&D no ano fiscal de 2022 podem desta forma recuperar uma parcela do seu investimento em investigação e desenvolvimento com recurso a crédito fiscal.

Os sujeitos passivos de IRC com período de tributação diferente do ano civil podem submeter a candidatura até ao último dia do 5º mês a seguir ao termo do período de tributação das despesas de I&D correspondentes.

No formulário de candidaturas SIFIDE para o ano fiscal de 2022 quanto ao projeto submetido, na rubrica chamada “Despesas de pessoal diretamente envolvido em tarefas de I&D” para além do custo total com cada colaborador, deve ser indicada mais informação sobre este recurso humano (remunerações, ordenados e salários). As despesas de funcionamento serão limitadas a 55% das informações acima.

O SIFIDE pretende aumentar a competitividade das empresas em Portugal com o apoio ao investimento em I&D através da dedução à coleta de IRC de uma parte das despesas incorridas. Pode visar projetos financiados ou internos da empresa (não sujeitos a incentivo) e não existe um número máximo de projetos por SIFIDE.

A taxa base deste benefício fiscal é de 32,5% das despesas realizadas no período transato; a taxa incremental é 50% do acréscimo das despesas realizadas no período em relação à média dos 2 exercícios anteriores, até o limite de 1,5 milhões de euros. O SIFIDE abrange as seguintes tipologias de despesas:

  • Despesas de investigação (com vista à aquisição de novos conhecimentos científicos ou técnicos);
  • Despesas de desenvolvimento (realizadas com exploração de resultados de trabalhos de investigação ou outros conhecimentos científicos/técnicos para descoberta ou melhoria substancial de matérias-primas, produtos, serviços ou processos).

 

Os nossos serviços de consultoria apoiam as empresas no processo de candidatura ao SIFIDE. Os nossos consultores altamente especializados têm taxas de sucesso de candidaturas acima de 90% e obtemos um maior valor de benefício fiscal em 30%.

Entregamos um serviço “chave-na-mão” personalizado que lhe permite poupar tempo, acompanhamos todo o processo até à aprovação da candidatura, garantimos o conhecimento especializado da legislação aplicável e é possível aumentar tanto o valor de incentivo como a probabilidade de aprovação de candidatura.

Solicite um diagnóstico grátis, teremos todo o gosto em analisar a sua empresa ou projeto para SIFIDE em 2023.

siga a reward consulting em google newssiga a reward consulting em google news

Alguma questão? Fale connosco

A nossa equipa de consultores de sistemas de incentivos pode avaliar o potencial da sua empresa e/ou projeto.
Contacte-nos e receba um pré-diagnóstico gratuito.

Notícias Relacionadas