Portugal está em 6º lugar no ranking de países com maior crescimento assinalado em 2022. O ranking foi elaborado pela agência Austing Rating, é composto por 47 países e é encabeçado pela Arábia Saudita e pela Colômbia, que registam um valor de crescimento de 7,6%; seguidos pela Índia com 6,8% e pelas Filipinas com 6,5%.
Portugal por sua vez registou um crescimento de 6,2% no ranking de países com maior crescimento, o que lhe permite ficar acima de Israel, no entanto registou um desempenho fraco no fim de 2022, mais precisamente o 4º trimestre, onde registou 0,3% (semelhante à Eslováquia).
Quanto ao peso total da economia à escala mundial, os EUA lideram no ranking como a economia mais sólida, com um Produto Interno Bruto (PIB) de 25.035,2 mil milhões de dólares, o que equivale a quase 25 pontos percentuais do PIB mundial.
A China é a potência que se segue aos Estados Unidos da América, com um PIB de 18.321,2 mil milhões de dólares. Confirmação do crescimento económico deste país da Ásia.
O Japão é o terceiro país desta lista, com um PIB de 4.300,5 mil milhões de dólares. Em seguida registam-se a Alemanha, a Índia, o Reino Unido, a França, o Canadá, a Rússia e a Itália.
O cálculo foi baseado no valor corrente do PIB de cada país, divulgado recentemente pelo IBGE, ou Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, e nas projeções do Fundo Monetário Internacional para as 15 principais economias mundiais. ra