Consent Preferences
Tipos de cultura organizacional | Gestão em 5 Minutos (G5M)

Tipos de cultura organizacional | Gestão em 5 Minutos (G5M)

Tópicos do Artigo
Tipos de cultura organizacional – Vídeo anterior aqui

Este episódio Gestão em 5 Minutos (G5M) continua a temática da Cultura Organizacional, abordada anteriormente aqui, agora focado nos tipos de cultura organizacional, nos seus níveis e componentes.

É ainda apresentado o exemplo de cultura organizacional Google, uma das primeiras empresas a transformar a forma de trabalho e conhecida pelo seu ambiente descontraído, preocupação com a cultura da empresa e capacidade de trabalho flexível.

Níveis e componentes da cultura organizacional

Existem 3 níveis de cultura organizacional: Artefatos, valores partilhados e pressupostos.

Artefatos
Os artefatos são o nível mais superficial da cultura organizacional. Os artefatos são observáveis e constituem o primeiro ponto de contacto com a cultura de uma organização.

Os artefatos apoiam a definição do ambiente da organização e são o nível de cultura que qualquer pessoa pode observar ao interagir com a empresa, não revelam toda a sua essência.

  • Exemplos de artefatos: Organograma e hierarquia; grau de formalidade (vestimenta e comunicação); produtos; símbolos (logotipo, decoração outros).

Valores partilhados
Os valores partilhados são o 2º nível da cultura organizacional, são mais profundos que os artefatos, não são imediatamente perceptíveis e representam os princípios que guiam as ações dos membros da organização. Os valores mantém a organização unida e orienta os comportamentos dos seus elementos.

  • Exemplos de valores: Valores dos fundadores (desde a criação da empresa), normas, filosofia da empresa (missão, visão) e valores (qualidade, inovação, ética, outros).

Pressupostos
Os pressupostos são o 3º e mais profundo nível da cultura organizacional, também é o nível menos visível. No nível de pressupostos os elementos são crenças inconscientes e suposições partilhadas pelas equipas da empresa.

  • Elementos dos pressupostos: Natureza do ser humano (bem e mal), relações de poder e como este deve ser distribuído ou exercido, natureza do trabalho (importância do trabalho, papel da empresa na sociedade, significado do sucesso), relação com ambiente externo e a identidade organizacional.

Tipos de cultura organizacional

Existem características específicas que ajudam a definir diferentes tipos de cultura organizacional. Os tipos de cultura organizacional são:

  • Cultura do poder;
  • Cultura dos papéis;
  • Cultura das tarefas;
  • Cultura de pessoas

Para além dos tipos de cultura, existem graus (cultura forte, fraca, adaptativa e/ou conservadora) de cada tipo de cultura.

Cultura do poder

Este tipo de cultura caracteriza-se pelo poder concentrado em alguns elementos (coordenadores, diretores, CEO) que exercem influência sobre a organização.

A cultura de poder ocorre normalmente em organizações mais pequenas e com menos colaboradores. As organizações com uma cultura de poder são normalmente orientadas para resultados e têm poucas regras e/ou regulamentos (pois as regras são ditadas pelos decisores).

Este tipo de empresas pode ser afetada negativamente pelo autoritarismo e dependência de líderes para tarefas ou decisões.

Cultura dos papeis

A cultura dos papéis é oposta à cultura do poder. As empresas com cultura dos papéis guiam-se por regras, cargos e funções bem definidas e o poder é determinado pela posição de uma pessoa na estrutura organizacional.

As empresas com cultura dos papéis são empresas mais burocráticas, com uma hierarquia bem definida onde as funções de cada elemento estão bem definidas e, normalmente, aversas a assumir riscos.

Alguns desafios que as empresas com cultura dos papéis podem enfrentar são a sua rigidez e falta de criatividade das equipas.

Cultura das tarefas

Esta cultura é focada na realização de tarefas e em resultados. As organizações com cultura de tarefas são orientadas para os projetos, onde o sucesso é medido pela capacidade de atingir objetivos.

As empresas com cultura das tarefas são pautadas pelo seu dinamismo, flexibilidade, orientação para resultados/performance, trabalho em equipa e inovação.

Os desafios que estas empresas podem enfrentar são a pressão excessiva por resultados e possível falta de estabilidade, caso exista constante mudança de foco para várias tarefas.

Cultura das pessoas

As empresas com cultura de pessoas colocam o bem-estar e o desenvolvimento dos colaboradores no centro da organização. O ambiente de trabalho é construído em torno das necessidades, motivações e crescimento dos indivíduos.

Este tipo de empresas tem foco no bem-estar dos colaboradores (work-life balance), desenvolvimento pessoal dos colaboradores, colaboração entre as equipas, equidade e um ambiente de trabalho acolhedor.

Os desafios que podem enfrentar são o risco de tolerância excessiva e falta de foco para o cumprimento de objetivos.

Exemplo de cultura organizacional Google

Existem várias empresas que são modelos de cultura organizacional, o que culmina no seu reconhecimento como ótimos locais para se trabalhar.

Uma correta cultura organizacional tem impacto direto no bem-estar dos colaboradores e na sua dedicação à empresa e aos seus objetivos, caso estes se identifiquem com a cultura do seu local de trabalho.

Um dos exemplos de cultura organizacional é a Google. A Google foi das primeiras empresas a transformar a forma de trabalho. A empresa é conhecida desde sempre pelo seu ambiente descontraído e capacidade de trabalho flexível.

Em vez de basear o trabalho num modelo com pouco espaço para a expressão, o modelo Google ofereceu benefícios dentro do ambiente de trabalho. As ações que são apresentadas estão em linha com a visão e valores Google.

Um diferencial da Google é a sua preocupação com a cultura organizacional. A empresa instituiu o cargo de Chief Culture Officer (CCO), uma pessoa com a tarefa de cuidar e preservar a cultura organizacional da empresa.

siga a reward consulting em google newssiga a reward consulting em google news

Notícias Relacionadas