Consent Preferences
SIFIDE: O melhor incentivo a empresas com custos em I&D

SIFIDE: O melhor incentivo a empresas com custos em I&D

Tópicos do Artigo

Introdução

O Sistema de Incentivos Fiscais à Investigação & Desenvolvimento Empresarial (SIFIDE) é o melhor incentivo a empresas com custos em I&D em Portugal. Mas atenção, apenas a I&D tecnológica é considerada, estando a realizada no âmbito das Ciências Sociais excluída.

Consulte aqui algumas das suas principais características deste incentivo único, ou contacte-nos para solicitar um diagnóstico gratuito.

Quem se pode candidatar ao SIFIDE?

Todos os sujeitos passivos de IRC que exerçam, a título principal, uma atividade de natureza agrícola, industrial, comercial e de serviços podem concorrer a este sistema de apoios desde que preencham cumulativamente duas condições: o lucro tributável não seja determinado por métodos indiretos e que não sejam devedores à Autoridade Tributária e à Segurança Social.

Que atividades de I&D são abrangidas pelo SIFIDE?

  • Despesas de investigação: as realizadas pelo sujeito passivo de IRC com vista à aquisição de novos conhecimentos científicos ou técnicos;
  • Despesas de desenvolvimento: as realizadas pelo sujeito passivo de IRC através da exploração de resultados de trabalhos de investigação ou de outros conhecimentos científicos ou técnicos com vista à descoberta ou melhoria substancial de matérias-primas, produtos, serviços ou processos de fabrico.

Quais as despesas elegíveis?

  • Despesas com pessoal diretamente envolvido em tarefas de I&D (Se doutorado, é considerado a 120%)
  • Despesas de funcionamento (até 55% das despesas de pessoal)
  • Aquisições de ativos fixos tangíveis
  • Participação no capital de instituições de I&D e contributos para Fundos de Investimento
  • Custo com registo, aquisição e manutenção de patentes
  • Despesas com auditorias à I&D
  • Participação de quadros na gestão de instituições de I&D
  • Contratação de atividades de I&D junto de entidades públicas (ou com estatuto) ou ainda de entidades idóneas reconhecidas pela ANI
  • Despesas com ações de demonstração

As despesas que digam respeito a atividades de I&D associadas a projetos de conceção ecológica de produto são consideradas em 110%.

Como é calculado o valor do incentivo fiscal concedido?

A taxa base para dedução fiscal ao lucro tributável de 32,5% das despesas de I&D ocorridas no ano fiscal de candidatura;

Aplica-se também uma taxa incremental de 50% do aumento desta despesa em relação à média dos dois anos anteriores, até ao limite de 1,5 milhões de euros;

Na prática, o SIFIDE pode significar a recuperação até 82,5% do investimento em I&D.

Para saber mais sobre o melhor incentivo a empresas com custos em I&D e/ou se os projetos que realizou podem ser considerados como de I&D, não hesite em Entrar em contacto com os nossos consultores altamente especializados!

Mais Guias sobre SIFIDE

siga a reward consulting em google newssiga a reward consulting em google news

Alguma questão? Fale connosco

A nossa equipa de consultores de sistemas de incentivos pode avaliar o potencial da sua empresa e/ou projeto.
Contacte-nos e receba um pré-diagnóstico gratuito.

Notícias Relacionadas