Consent Preferences

Estatuto “Inovadora Green” COTEC distingue sustentabilidade das empresas

A COTEC Portugal lançou o novo estatuto “Inovadora Green” que distingue o grau de sustentabilidade das empresas e irá permitir atribuir um rating às empresas quanto ao seu desempenho de inovação e sustentabilidade.

O novo estatuto “Inovadora Green” surge na sequência da quarta edição do Estatuto “Inovadora COTEC”, um selo de reputação e vantagem competitiva que reconhece as organizações relativamente à qualidade da sua liderança, gestão e desempenho.

O Estatuto “Inovadora Green” foi criado pela COTEC para incentivar o tecido empresarial em Portugal a mudar os seus modelos de negócio para que envolvam o investimento em práticas de negócio sustentáveis, reforçar a reputação das empresas que o obtenham e maior transparência nas cadeias de abastecimento (via reporte ESG em conformidade com as Normas Europeias de Reporte de Sustentabilidade).

Jorge Portugal, diretor-geral da COTEC Portugal indica que vê como condição de competitividade que as empresas (principalmente as PME presentes em cadeias de abastecimento internacionais) invistam numa jornada que permita ligar a inovação à sustentabilidade do negócio.

Acrescenta que a COTEC está ciente do desafio da sustentabilidade para a competitividade das empresas e que irá lançar um modelo de reporting em conformidade com as novas normas europeias que possa apoiar as empresas e que permita produzir um rating para permitir o acesso a linhas de financiamento dedicadas às empresas e aumentar o apoio à inovação e internacionalização.

O Estatuto “Inovadora COTEC” é um indicador do desenvolvimento da economia da inovação em território português e mais de 1000 empresas portuguesas obtiveram o reconhecimento em inovação e excelência de desempenho económico.

Existem aproximadamente 4 mil empresas nacionais que realizam investimentos em inovação, no entanto apenas 25% conseguem alcançar o reconhecimento COTEC através do estatuto “Inovadora COTEC”.

As pequenas e médias empresas (PME) obtiveram 93% do total de estatutos “Inovadora COTEC”. Em 2023 foram atribuídos 792 estatutos, foi o ano onde se registaram mais candidaturas (1184 candidaturas).

siga a reward consulting em google newssiga a reward consulting em google news

Alguma questão? Fale connosco

A nossa equipa de consultores de sistemas de incentivos pode avaliar o potencial da sua empresa e/ou projeto.
Contacte-nos e receba um pré-diagnóstico gratuito.

Notícias Relacionadas