A União Europeia lançou a iniciativa InvestAI para reforçar a aposta na inteligência artificial. A InvestAI conta com 200 mil milhões de euros para impulsionar a inovação, competitividade e adoção responsável da tecnologia no continente europeu através de parcerias público-privadas.
O anúncio foi feito por Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, na Cimeira de Ação de IA. Ursula indicou que “a IA vai melhorar os nossos cuidados de saúde, estimulará a nossa pesquisa e impulsionará a nossa competitividade. Queremos que a IA seja uma força para o bem e para o crescimento”.
A InvestAI foi criada com o objetivo de mitigar o atraso da UE face a outras potências tecnológicas (EUA e China), superar a dependência de infraestruturas de IA estrangeiras e garantir que as empresas europeias (especialmente as PME) tenham acesso a recursos computacionais superiores.
O fundo InvestAI vai financiar 4 futuras gigafábricas de IA espalhadas pela União Europeia para garantir avanços em domínios como a medicina ou ciência. Estas gigafábricas serão especializadas no treino de modelos de IA mais complexos e de grande dimensão (Large Models), que necessitam de infraestruturas complexas.
As gigafábricas irão contar com aproximadamente 100.000 chips de IA de última geração (como processadores neuromórficos), quase 4 vezes mais do que as atuais fábricas de IA. Estas fábricas serão a maior parceria público-privada do mundo para o desenvolvimento de inteligência artificial confiável.
O InvestAI vai incluir um fundo estratificado por camadas, com ações de diferentes perfis de risco e de retorno. O financiamento inicial da Comissão Europeia para o InvestAI será garantido por programas de financiamento com componente digital (Europa Digital, Horizonte Europa, InvestEU).
Ações InvestAI
Para além do fundo InvestAI, existem várias ações para apoiar a inovação com base em inteligência artificial na Europa. As gigafábricas de IA são um destaque do pacote. No entanto existe também:
- Apoio financeiro garantido através do Horizonte Europa e do Programa Digital Europe
- Iniciativas de acompanhamento para reforçar o conjunto de talentos de Inteligência Artificial Generativa da UE através de atividades de educação, treino, qualificação e reskill (requalificação) profissional
- Mais incentivo ao investimento público e privado em startups e empresas de IA em expansão, inclusive por meio de capital de risco ou capital próprio
- Aceleração do desenvolvimento e implementação de Espaços Europeus Comuns de Dados, disponibilizados à comunidade de inteligência artificial, para quem os dados são essenciais para evoluir os modelos
- Iniciativa GenAI4EU. Lançada a janeiro 2024, pretende apoiar o desenvolvimentod e novos casos de uso e aplicações emergentes da IA nos 14 ecossistema industriais da Europa (robótica, saúde, biotecnologia e química, materiais e baterias, fabrico e engenharia, alterações climáticas e sustentabilidade ambiental, mobilidade, cibersegurança, aeroespacial, agricultura e alimentação, ciências, mundos virtuais e gémeos digitais) e setor público.
Será também criado um Conselho Europeu de Pesquisa em inteligência artificial, onde serão reunidos recursos e o potencial dos dados será explorado para apoiar a IA e outras tecnologias.
Durante 2025 será lançada a iniciativa “Apply AI” para dinamizar a adoção industrial da tecnologia.