Consent Preferences

Contabilidade, Consultoria de Gestão, Candidaturas SIFIDE, PRR, PT2030, IFR - Paço de Arcos, Oeiras, Lisboa

AT quer reembolso do IRS automático em 12 dias

A Autoridade Tributária (AT) pretende que o reembolso do IRS seja reduzido para 12 dias, tal como acontecia antes da pandemia originada pelo vírus COVID-19.

 

Fonte do ministério das Finanças informa que o pretendido é que todos os contribuintes possam ser reembolsados num prazo médio de 17 dias, no caso de IRS automático, o prazo pode ser em cerca de 12 dias.

 

Em 2021 o prazo de reembolso do IRS foi mais longo, pelo que o IRS automático demorou em média 17 dias a ser reembolsado e o IRS manual teve uma média de 32 dias, pelo que a média geral se situou nos 27 dias.

 

A AT informou também que o número de agregados que entregaram a declaração de IRS em 2021 atingiu aproximadamente 5,5 milhões, no entanto apenas 3 milhões tiveram IRS liquidado (aproximadamente 55,5% do total).

 

O prazo para entrega de declaração de IRS começa a 1 de abril de 2022 e reflete o ano fiscal de 2021, esse prazo será prolongado até o dia 30 de junho de 2022. A entrega de declaração pode ser realizada online, de forma automática ou manual.

 

O prazo para reclamação em caso de discordância dos montantes nas deduções à coleta das despesas comprovadas por faturas apuradas pela AT termina a 31 de março de 2022. Estão aqui incluídas apenas as faturas relacionadas com despesas gerais familiares ou dedução do IVA.

siga a reward consulting em google newssiga a reward consulting em google news

Alguma questão? Fale connosco

A nossa equipa de contabilistas e RH pode esclarecer as suas dúvidas e/ou questões, contacte os nossos serviços no formulário abaixo.

Notícias Relacionadas