Quase a totalidade das empresas quer investir com fundos europeus até 2025. A percentagem de empresas que pretende investir com fundos europeus atualmente ronda os 97%,
De acordo com um inquérito realizado às empresas portuguesas considera-se que os fundos são preponderantes as empresas que querem investir e continuarão a sê-lo no futuro.
Dentro das diversas áreas de investimento, as mais apetecíveis para as empresas são desenvolvimento e inovação (14,9%), investimento produtivo e digitalização (14,6%), eficiência energética (12,2%), internacionalização (12%) e qualificação dos recursos humanos (11,5%).
57,4% das empresas têm interesse em beneficiar dos apoios dos Programas Portugal 2030 (PT2030) e Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), 4% pretende obter apoios somente do PRR e 29,7 das empresas apenas pretende beneficiar dos apoios provenientes do Portugal 2030.
3% das empresas não espera contar com qualquer tipo de apoio comunitário devido à grande burocracia associada às candidaturas, falta de conhecimento sobre o próximo programa e falta de clareza dos processos.
Quanto ao Portugal 2020 (PT2020), cerca de 53% das empresas inquiridas afirmam ter beneficiado de fundos desse programa enquanto 47% afirmam que não beneficiaram de qualquer apoio quanto a fundos comunitários.
As empresas consideraram que o Portugal 2030 poderá ter melhorias quanto ao seu antecessor (PT2020), tais como como a redução da burocracia associada, análise mais célere das candidaturas e pedidos de pagamento, aumento dos apoios às micro, pequenas e médias empresas.
A REWARD Consulting é altamente especializada no apoio a candidaturas a fundos comunitários (Portugal 2020, Portugal 2030, PRR, SIFIDE) e trabalhamos com base no sucesso de cada candidatura.
Contacte-nos para obter um diagnóstico gratuito da sua empresa / projeto!