Consent Preferences

Contabilidade, Consultoria de Gestão, Candidaturas SIFIDE, PRR, PT2030, IFR - Paço de Arcos, Oeiras, Lisboa

ANI pretende 1ª Zona Livre Tecnológica até julho 2022

Fevereiro 23, 2022

Joana Mendonça, presidente da ANI, informou que gostaria de ter a primeira Zona Livre Tecnológica (ZLT) até julho de 2022. Indica também que já existem várias candidaturas para as ZLT, no entanto não pode especificar quais os concelhos interessados em receber uma Zona Livre Tecnológica.

 

As Zonas Livres Tecnológicas são áreas onde será possível desenvolver produtos inovadores e acelerar a entrada dos produtos no mercado através da testagem e experimentação das tecnologias associadas a esses produtos. Será possível nas ZLT experimentar equipamentos como Drones ou carros com condução autónoma.

 

Existe adicionalmente o aspeto de que permite que se adaptem instrumentos regulatórios às tecnologias adotadas. Joana Mendonça indica que, relativamente à condução autónoma “a regulação ainda não existe” e que estes espaços de experimentação permitem a análise e desenvolvimento de regulação a tempo da entrada da tecnologia no mercado.

 

É esperada um aumento de 2 mil milhões de euros de financiamento comunitário nas empresas nacionais até 2027, enquadrada no programa Horizonte Europa, embora o mesmo tenha um financiamento mais difícil devido à ausência de quotas nacionais.

 

O SIFIDE é considerado também um instrumento “maduro” e bem equiparado a nível internacional, sendo um bom instrumento de apoio à Investigação e Desenvolvimento empresarial.

 

Joana Mendonça abordou também a temática da Indústria 4.0, pelo que considera que existem muitos processos de transformação digital nas indústrias de Portugal em diferentes níveis e que o assunto está na ordem do dia das empresas.

 

Foi também revelado que será lançado um processo de reconhecimento de centros de tecnologia e inovação (Centros de Interface no âmbito da missão Interface do PRR), que atualmente existem 31 centros reconhecidos e esse número poderá eventualmente aumentar no decorrer do processo de reconhecimento.

siga a reward consulting em google newssiga a reward consulting em google news

Notícias Relacionadas