O período para submissão de candidaturas a apoios a projetos conjuntos de internacionalização para PME começou a 21 de outubro 2022 e irá encerrar a 30 de dezembro 2022.
As candidaturas estão abertas para PME de qualquer tipologia e forma jurídica, que integrem projetos conjuntos promovidos por entidades públicas ou privadas sem fins lucrativos (como associações empresariais, agências regionais de promoção turística, câmaras de comércio ou indústria, outros).
O aviso para apoio de projetos conjuntos de internacionalização de PME cobre todo o território de Portugal continental. Os apoios serão atribuídos como uma subvenção não reembolsável.
O apoio à internacionalização de PME pretende facultar ajudas financeiras a projetos que reforcem a capacidade das PME quanto à sua internacionalização, para que possam aumentar a sua base e capacidade de exportação, tal como o reconhecimento além-fronteiras.
O Ministério da Economia reforça que este processo irá ocorrer via implementação de ações de promoção e de marketing, da exposição nos palcos internacionais e do conhecimento e acesso a novos mercados.
Outro ponto valorizado será o uso crescente de ferramentas digitais, mediante recurso a tecnologias e processos associados a canais digitais.
Este aviso está enquadrado no mecanismo extraordinário de antecipação das verbas do Programa Portugal 2030 (PT2030).