Ciclo de Vida do Produto | Gestão em 5 Minutos (G5M)

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Tópicos do Artigo

Definição e importância

O ciclo de vida do produto (CVP) é um conceito inventado por Theodore Levvit, economista alemão, que demonstra as fases pelas quais um produto passa durante a sua “vida”, ou seja, desde o seu desenvolvimento até ser retirado ou substituído.

O ciclo de vida do produto permite analisar o comportamento do produto desde o primeiro momento e abrange todas as suas fases. O conceito denota que as características do produto alteram-se durante o ciclo de vida e as estratégias que envolvem o produto devem considerar especificidades e características de cada fase.

Importância do Ciclo de Vida do Produto

  • Permite uma tomada de decisões apoiada em dados
  • Otimiza os investimentos em marketing
  • Qualifica esforços de vendas
  • Oferece mais controlo sobre os resultados
  • Fornece melhor planeamento a longo prazo
  • Oferece melhor organização e gestão de processos
  • Proporciona maior longevidade ao produto
  • Permite uma preparação mais adequada para enfrentar a concorrência
  • Facilita o alcance da liderança de mercado

4 fases do CVP

As 4 fases do ciclo de vida do produto apresentadas por Theodore Levvit são:

  • Introdução
  • Desenvolvimento
  • Maturidade
  • Declínio

Nota: Existem outros conceitos de CVP que contemplam “fase de desenvolvimento” de produto, Levvit não contemplou essa fase.

Introdução / Lançamento

Esta é a 1ª fase do ciclo de vida do produto, cujo objetivo é estabelecer a presença do produto e gerar awareness. É a fase que requer maior investimento em marketing e as vendas são por norma baixas. Os produtos são adquiridos por early adopters, mais atentos à inovação e dispostos a riscos.

A distribuição durante a introdução é feita via canais seletivos para segmentos de mercado pré-determinados e a comunicação baseia-se em promoção para envolvimento.

Crescimento

Na fase do crescimento do produto o volume de vendas aumenta bastante e os custos de produção são reduzidos. O objetivo desta fase é aumentar a quota de mercado e maximizar a penetração do produto no mesmo. É na fase do crescimento que se detectam e se corrigem erros presentes no lançamento, que resulta em redução de desperdício e aumento do lucro.

É na fase de crescimento que o produto se irá estabelecer no mercado e atrair concorrência dos outros players (se existir concorrência no mercado). A fase de crescimento requer a continuidade do investimento em marketing para não diminuir o nível de vendas e consolidar o produto no mercado.

Maturidade

A maturidade é a terceira de 4 fases do ciclo de vida do período e é na fase de maturidade que as vendas atingem o seu pico e se nota os primeiros sinais de declínio do produto e o objetivo é manter a quota de mercado e otimizar os lucros. Nesta fase os custos de produção são mínimos, o que resulta em grande margem de contribuição. A empresa deve aproveitar os investimentos feitos na fase de crescimento e manter um nível de investimento mínimo para manter o nível de vendas e quota de mercado.

Os clientes podem comprar por comparação com outros produtos e a comunicação deve focar-se no diferencial, inovações, novas versões ou atualizações / melhorias do produto (se o produto se reinventar pode atrasar a entrada na fase de declínio).

Declínio

Na fase de declínio de produto os lucros começam a descer devido à descida do nível de vendas e de procura do produto. O objetivo desta fase envolve decidir entre a revitalização do produto, a sua retirada do mercado ou a segmentação do mesmo para nichos.

Os consumidores que compram o produto nesta fase têm aversão ao risco (compram o produto numa fase em que este se encontra estabelecido no mercado). A distribuição é feita de forma seletiva para entregar o produto a este tipo de consumidores e a comunicação do produto é reduzida, feita para manter os níveis de fidelidade dos consumidores antigos. A inovação da concorrência (especialmente em mercados tecnológicos) e mudanças de preferências do consumidor também podem causar o declínio do produto.

Estratégias para cada fase do CVP

O ciclo de vida do produto deve guiar a estratégia de marketing, de vendas e de gestão de produto nas diferentes fases. Cada fase – introdução, crescimento, maturidade e declínio – apresenta desafios e oportunidades que influenciam a forma como a empresa deve atuar para maximizar o impacto do produto, rentabilizar o investimento e garantir relevância no mercado.

Na tabela seguinte, temos um resumo das prioridades e ações para cada fase do ciclo de vida do produto para um alinhamento entre as equipas.

FaseMarketingVendasGestão de Produto
IntroduçãoGerar awareness e educar o mercado com campanhas de alto impacto.Venda consultiva para early adopters e estabelecer canais de distribuição.Monitorizar feedback, definir KPI e ajustar o produto conforme necessário.
CrescimentoExpandir alcance e criar fidelização, destacar diferenciais.Intensificar presença com novos canais, upselling e cross-selling.Lançar versões/atualizações e alinhar com marketing e vendas.
MaturidadeManter quota de mercado, campanhas de retenção e possíveis ajustes de preço.Foco em fidelização, vendas recorrentes e manutenção de relacionamentos.Avaliar melhorias incrementais e possíveis extensões de linha.
DeclínioReduzir custos, focar em nichos e publicidade segmentada de baixo custo.Escoar stock com vendas finais e negociações com distribuidores.Decidir sobre continuidade ou descontinuação, ajustar inventário.
Estratégias para cada fase do CVP


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