A Meta, empresa dona do Facebook e Instagram está a testar o Meta Verified. Trata-se de um novo serviço de subscrição destinado a influencers e criadores de conteúdo, pelo que empresas poderão também tirar partido dessa novidade.
O Meta Verified está em fase de testes na Austrália e Nova Zelândia, onde tem o custo mensal de 11,99 dólares (se pedido via web) ou 14,99 dólares (se pedido via Android e iOS). Os preços poderão ser atualizados em breve, tendo em conta a localização geográfica das contas e/ou aceitação do novo serviço.
A Meta indica que o Meta Verified vai facilitar às pessoas, especialmente criadores, a criação de uma presença e construção de comunidades em ambas as redes sociais da Meta (Facebook e Instagram).
O anúncio foi feito por Mark Zuckerberg que realça as vantagens e funções adicionais deste serviço para os utilizadores, nomeadamente:
- Selo de verificação – Os utilizadores vão podem conferir uma camada extra de autenticidade à sua conta através da verificação da mesma com recurso a identificação do governo (government ID).
- Proteção proativa da conta – Monitorização proativa da conta devido a “impostores” que possam apropriar-se das comunidades das contas originais, fazendo-se passar por estas.
- Apoio personalizado – Será disponibilizado um assistente real para resolver situações comuns relacionadas com a gestão de todas as identidades verificadas.
- Aumento de visibilidade e alcance orgânico – Quem subscrever o Meta Verified terá maior visibilidade e alcance orgânico que os restantes utilizadores, útil para aumentar a base de seguidores.
- Funções exclusivas – A Meta não especifica que funções são em concreto, indica que as mesmas permitem “se expressar de formas únicas”.
Para um utilizador ser elegível para o serviço Meta Verified é necessário cumprir os seguintes requisitos:
- Ter historial de publicações no Facebook / Instagram
- Ter mais de 18 anos
- Submeter um documento do governo que corresponda ao seu nome de perfil e uma foto do Facebook e/ou Instagram que estejam a concorrer
As ofertas de subscrição das redes sociais estão cada vez mais populares como forma destas obterem mais rendimentos e combater a usurpação de identidades que ocorre dentro das mesmas.
O Twitter, rede social de Elon Musk já tinha aderido à verificação de contas e a Meta é a empresa que se segue.