Portugal está em 3º lugar na Europa no que toca ao esforço das empresas para vender online durante a pandemia e que, consequentemente, impulsionou o crescimento do e-commerce no nosso país.
Os dados em questão foram avançados pelo Eurostat e indicam que 12% das empresas da UE informaram que durante 2020 a pandemia fez com que aumentassem os esforços para vender os seus bens e serviços online (e-commerce).
Portugal ficou em terceiro lugar quanto ao e-commerce , com 21%, no que diz respeito às empresas que começaram ou aumentaram os esforços de vender produtos online. Apenas Malta (32%) e Chipre (23%) ficaram à frente de Portugal neste ranking.
Este indicador depende da quota inicial de empresas que já vendiam online e do tipo de atividade económica da empresa, o que no caso português implica que (antes da pandemia) não havia um esforço generalizado para a implementação de uma identidade e presença digital de muitos dos setores de atividade.
O setor onde se registou uma percentagem mais significativa de empresas a iniciar ou aumentar as vendas digitais foi no alojamento, com uma percentagem de 25%. O setor onde se registou um crescimento mais reduzido foi a construção com 3%.