O Programa de Recuperação e Resiliência (PRR ou Bazuca Europeia) vai conceder a Portugal 16.643 milhões de euros, sendo 13.944 milhões de euros financiados através de subvenções (a fundo perdido) e os restantes 2.699 milhões através de empréstimos.
Nesse sentido o Governo entregou na Assembleia da República o Programa de Estabilidade com previsões macroeconómicas até 2025, onde é revelado o impacto que a Bazuca Europeia vai ter na criação de riqueza em Portugal.
A verba inicialmente prevista da Bazuca Europeia de 4,6 mil milhões de euros destinada às empresas portuguesas foi reforçada para 5 mil milhões de euros.
De entre todos os programas, o que sofreu um reforço maior é o programa de “Capitalização das empresas” que anteriormente tinha uma verba de 1.250 milhões de euros e após um incremento de 300 milhões irá contar com o total de 1.550 milhões de euros.
Ficam todos os outros programas que visam o benefício das empresas portuguesas:
- Inovação – 1.364 milhões
- Qualificações de Recursos Humanos – 630 milhões
- Descarbonização – 715 milhões
- Bio economia – 145 milhões
- Transição Digital – 650 milhões
Para além dos apoios diretos, o Programa de Estabilidade prevê que o Programa de Recuperação e Resiliência venha a ter um impacto indireto nas empresas, principalmente por obras públicas que serão contratadas a empresas privadas e do investimento público.
- Infraestruturas – 690 milhões
- Gestão hídrica – 390 milhões
- Eficiência energética dos edifícios – 70 milhões
- Hidrogénio e renováveis – 371 milhões
- Qualidade das finanças públicas – 406 milhões
- Justiça económica e ambiente de negócio – 276 milhões
- Digitalização da Administração pública – 578 milhões
Por último o Governo possui ainda o Banco de Fomento destinado às empresas. Este será dotado de 250 milhões de euros através dos fundos disponibilizados pela Bazuca Europeia, garantindo assim os recursos necessários para financiar o investimento planeado no âmbito do programa InvestEU.