O Euro digital deve entrar em circulação a partir de 2025, segundo indica o novo estudo Observador Cetelem, pois o BCE tem como prioridade garantir a segurança dos utilizadores desta nova criptomoeda.
O recente estudo Observador Cetelem sobre o Euro Digital revela um desconhecimento e uma preocupação gerais no que diz respeito à nova moeda digital da EU. Cerca de metade dos entrevistados confessa ter ouvido falar sobre a temática, mas 42% não têm conhecimento sobre a mesma.
As entrevistas revelaram ainda incertezas sobre a segurança da moeda digital europeia, que se reflete em 62% dos inquiridos pelo Observador Cetelem. Adicionalmente 44% dos inquiridos receia a possibilidade de exclusão digital, 35% receia a dependência excessiva do mundo digital e 31% teme a possibilidade de menor privacidade.
O estudo Observador Cetelem questionou se o euro digital será tão seguro quanto o dinheiro físico no seu estudo e somente 20% dos entrevistados concordaram que a nova moeda digital seja tão segura quanto o dinheiro físico.
Em Portugal cerca metade da população é contra a substituição integral da moeda física pelo euro digital (apenas 14% concorda com a substituição integral da moeda física pelo euro digital), processo que não contempla os planos de implementação da moeda europeia digital no futuro.