European Digital SME Alliance lança guia para capacitar PME digitais na gestão da propriedade intelectual

European Digital SME Alliance lança guia para capacitar PME digitais na gestão da propriedade intelectual

Dezembro 17, 2024

Tópicos do Artigo

A European Digital SME Alliance lançou um guia para capacitar as PME digitais em Portugal a gerir a sua propriedade intelectual e fortalecer a sua competitividade no mercado.

O Guia intitulado “The Competitive Advantage of Intellectual Property: A Practical Guide for Digital SME”. publicado pela Digital SME em colaboração com especialistas, faz parte da iniciativa IPowerSMEs para aumentar a consciência das PME sobre a importância dos direitos de propriedade intelectual.

Os ativos intangíveis como a propriedade intelectual pode fornecer às PME uma vantagem competitiva, especialmente no setor digital.

O Guia The Competitive Advantage of Intellectual Property: A Practical Guide for Digital SME fornece uma estrutura para as PME digitais entenderem, protegerem e alavancarem os seus ativos de Propriedade Intelectual e engloba várias proteções para produtos digitais (apps, sites e software).

O guia aprofunda a proteção de inovação via direitos de autor, patentes e segredos comerciais e analisa o impacto da inteligência artificial na gestão de PI, com recomendações para lidar com as saídas causadas pelo impacto da IA no negócio.

O guia da European Digital SME Alliance também explora o uso estratégico da propriedade intelectual através de modelos de licenciamento (SaaS – Software as a Service, PaaS – Platform as a Service e IaaS – Infrastructure as a Service) e discute como a PI pode ser alavancada para várias oportunidades de financiamento.

O The Competitive Advantage of Intellectual Property: A Practical Guide for Digital SME ainda fornece checklists para cada fase do negócio, desde o estágio de pré-lançamento até o pós-lançamento.

Pesquisas realizadas apontam para uma forte ligação entre a atividade de Direitos de Propriedade Intelectual (DPI) e o desempenho económico das PME. Os mesmos estudos apontam que apenas 10% das PME da União Europeia declarou possuir Direitos de Propriedade Privada registados, 93% das mesmas empresas obtiveram um impacto positivo consequente do registo.

Richelle Spiekerman, gesrente de projetos da Ideas Powered for Business Network (EUIPO) indicou que o EUIPO “orgulha-se de ter o apoio da European Digital SME Alliance através da iniciativa IPowerSMEs. O seu principal objetivo é aumentar a consciencialização sobre a importância dos direitos de PI, fomentando a inovação e competitividade dentro da comunidade empresarial”.

O guia pode ser acedido através deste Link (em inglês).

siga a reward consulting em google newssiga a reward consulting em google news

Notícias Relacionadas