O Governo vai lançar um novo apoio à qualificação dos profissionais e reforçar o apoio à internacionalização, num investimento que totaliza 40 milhões de euros.
Ambas as medidas (apoio à qualificação e apoio à internacionalização) pretendem apoiar as empresas a enfrentar os desafios originados pelo abrandamento da economia europeia, principalmente de Alemanha e França.
Nesse sentido, o Programa de Apoio à Formação de Recursos Humanos nas Empresas será lançado no âmbito do Programa COMPETE 2030, durante o início de 2025 e com uma dotação de 30 milhões de euros.
Este programa de apoio à formação de RH visa o aumento da qualificação de trabalhadores de empresas em setores que precisam “de se reinventar ou de acelerar face aos desafios e exigências que se colocam” nos mercados externos e abrange ações de formação em regime presencial e/ou online (e-learning).
Esta medida foca-se principalmente na indústria transformadora e vai suportar custos de formação e parte dos custos com salários durante as horas destinadas a formação dos colaboradores.
Relativamente ao reforço do investimento na internacionalização de empresas, o mesmo traduz-se num reforço de 10 milhões de euros do Programa SIAC – Internacionalização, ao abrigo do Portugal 2030.
O reforço vai dotar o aviso com o total de 20 milhões de euros para apoiar a internacionalização do tecido empresarial nacional através de campanhas coletivas de promoção em mercados internacionais.