Fundos da “Bazuca” europeia mais perto

bazuca-europeia-reward-consulting

O dinheiro dos fundos da “Bazuca” europeia deve começar a chegar a Portugal e aos restantes países nas próximas semanas após a aprovação dos Planos de Recuperação e Resiliência (PRR) nacionais, quem o indica é a presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen.

Este processo que decorre há quase um ano começa a aproximar-se da fase de implementação com a aprovação dos primeiros PRR, isso irá permitir que em 18 de junho a decisão possa ser validada. Até agora a Comissão Europeia recebeu 23 PRR, sendo o primeiro PRR português, pelo que o Governo nacional espera que seja um dos primeiros a ser aprovado pela Comissão Europeia.

Durante 2021, o executivo europeu pretende emitir 80 mil milhões de euros em obrigações de longo prazo juntamente com dezenas de mil milhões de euros em obrigações de curto prazo para cobrir as restantes necessidades de financiamento.

No total a Comissão Europeia vai financiar-se em 750 mil milhões de euros, o que se vai traduzir em empréstimos de média aproximada de 150 mil milhões de euros anuais entre 2021 e 2026.