Consent Preferences

Contabilidade, Consultoria de Gestão, Candidaturas SIFIDE, PRR, PT2030, IFR - Paço de Arcos, Oeiras, Lisboa

Governo de Portugal planeia duplicar gastos com I&D

Janeiro 25, 2022

Os gastos com I&D em Portugal irão duplicar até 2030, esta é a vontade do Governo de Portugal que quer ir de encontro à meta de longo prazo da União Europeia, que fixa os gastos em 3% do PIB em I&D.

Segundo uma resolução emitida a 29 de dezembro os gastos públicos em I&D devem chegar a 1% do PIB nacional até 2030 e os restantes 2% seriam adicionados aos gastos privados. Os gastos públicos e privados nessa matéria de 2020 foram de 0.66% e 0.96% respetivamente.

Para que as intenções do Governo de Portugal venham a resultar, os gastos a nível privado devem aumentar 1.04%, e a nível público devem quase duplicar (0.44%). Para tal foram prometidas reformas e a modernização do setor de I&D, para promover uma cultura de inovação e ciência e estimular a reestruturação da economia com base em conhecimento.

Em 2021 foi anunciado que os gastos com I&D em Portugal aumentaram consecutivamente nos últimos 5 anos, com um recorde estabelecido até 2020. Este crescimento terá sido impulsionado maioritariamente pelo setor empresarial.

Este tipo de despesas são elegíveis para SIFIDE, benefício fiscal aplicado a empresas com despesas em I&D que permite deduzir até 82.5% em IRC.

Contacte-nos e peça um diagnóstico de enquadramento gratuito.

siga a reward consulting em google newssiga a reward consulting em google news

Notícias Relacionadas