O IAPMEI, Agência para a Competitividade e Inovação, lançou recentemente um guia em formato vídeo para apoiar os operadores económicos que pretendam realizar candidatura à Linha de Apoio à Tesouraria para Micro e Pequenas Empresas.
É necessário aceder a “acesso.gov.pt” e autenticar usando as credenciais da A.T (Autoridade Tributária).
De seguida surge uma página para iniciar candidatura e inserir o endereço de email para receber feedback.
Após inserir e submeter o endereço de email é enviada uma mensagem automática de validação do endereço inserido, é necessário validar.
Após validação, aceder ao website e ao formulário de candidatura para preenchimento e submissão do mesmo de forma a beneficiar do Apoio à Tesouraria para Micro e Pequenas Empresas.
É necessário garantir que a Certificação PME se encontra válida e atualizada, pois apenas são enquadráveis as entidades com estatuto de Pequena Empresa ou Microempresa.
A validação é realizada através do formulário, onde devem ser inseridos os dados da empresa a beneficiar do apoio, indicar o IBAN (para efeitos de transferência e os dados do sócio que apresenta a fiança pessoal.
Seguidamente deve ser feito upload dos documentos necessários à análise de candidatura e validação de condições de acesso (deve verificar previamente se estes estão legíveis), dar autorização ao IAPMEI para consulta eletrónica da situação tributária/contributiva da entidade beneficiária e confirmar sob base declarativa os requisitos a verificar no acesso à linha.
Quando terminado o preenchimento, clicar em “Validar”. Caso existam exista alguma incorreção ou campo não preenchido, o portal irá emitir um alerta a solicitar a correção ou preenchimento do campo.