Consent Preferences

Subida do salário mínimo nacional para 760 euros aprovada

Dezembro 16, 2022

A subida do salário mínimo nacional para 760 euros foi aprovada pelo Governo em Conselho de Ministros, este aumento de 55 euros no salário mínimo irá começar em 1 de janeiro de 2023 e estava previsto no Acordo de Rendimentos e Competitividade.

Ana Mendes Godinho indica que este é o maior aumento absoluto de sempre do salário mínimo nacional e que foi precedido de um processo de discussão e negociação em sede do acordo de rendimentos, assinado com empresários e UGT.

Esta subida do salário mínimo nacional de 55 euros representa um aumento de 7,8% e o Governo tem a expetativa de que o mesmo chegue aos 900 euros em 2026, o que irá permitir um aumento de 78%.

Em 2024 está prevista uma subida de vencimento mínimo para 810 euros, valor que irá ascender a 855 euros em 2025. Este valor é também acompanhado salário mínimo na Função Pública.

O salário mínimo nacional é o valor mínimo que uma pessoa aufere pelo trabalho realizado em determinado país. É estabelecido pelo Governo e pode ser ajustado periodicamente para acompanhar a inflação e outros fatores económicos (internos ou externos). O seu valor em Portugal durante 2021 situava-se nos 665 euros.

siga a reward consulting em google newssiga a reward consulting em google news

Notícias Relacionadas